Faemg Senar em Varginha oferece programa para impulsiona sindicatos rurais da região

O Sistema Faemg Senar, por meio dos escritórios regionais de Varginha, está oferecendo atendimentos por meio do programa para 44 sindicatos da região e outros 15 também devem receber atendimento.

Foto: Sistema Faemg Senar

A Assistência Gerencial aos Sindicatos de Produtores Rurais (AGSPR) é um programa projetado para impulsionar a atuação das instituições ao promover uma série de melhorias estratégicas e operacionais. O AGSPR busca capacitar os sindicatos para que possam melhorar a gestão, aumentar a eficiência e oferecer um suporte mais assertivo aos produtores rurais associados. O Sistema Faemg Senar, por meio dos escritórios regionais de Varginha e de Juiz de Fora, está oferecendo atendimentos por meio do programa para 44 sindicatos destas regiões e outros 15 também devem receber atendimento.

O AGSPR é dividido em seis módulos e tem duração de seis meses. As etapas envolvem diagnóstico gerencial individualizado do SPR (DGI), onde é analisada a situação atual de cada sindicato, que servirá de base para a elaboração de um plano de ações estratégicas personalizado para cada instituição. Em seguida, ocorre a adequação gerencial, que envolve a implementação das ações definidas no plano estratégico. Para complementar essa etapa, na fase de capacitação profissional gerencial, são realizados treinamentos para os gestores e colaboradores das instituições. Por último é feita a análise e avaliação dos resultados.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, explica que o AGSPR representa um compromisso do Sistema Faemg Senar: fortalecer as instituições sindicais na região. “Temos o objetivo de fazer com que o programa seja um catalisador de novas oportunidades, dando suporte na gestão das atividades das entidades, no planejamento e nas possibilidades de melhoria na prestação de serviço”.

Essa é a segunda turma sendo realizada na região de Juiz de Fora. O programa piloto foi realizado em parceria com o escritório regional de Sete Lagoas e está em fase de encerramento. Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, ressaltou que este é um evento que surgiu na regional, após uma demanda apresentada pelo Sindicato Rural de Lima Duarte. Para Emerson, este é um programa inovador, com potencial de se espalhar por todo país. “Trazemos aspectos de gestão atualizados para os sindicatos, que são instituições importantes para o Sistema e que precisam de ferramentas de profissionalização”.

Crescimento e evolução

O primeiro grupo na região de Varginha, composto por 15 sindicatos, já recebeu os atendimentos do primeiro módulo, conduzido pelo instrutor Kelsen Nether. “O objetivo é orientar os sindicatos para melhorar a gestão estratégica, definir processos, aperfeiçoar os produtos e serviços oferecidos e, além disso, atrair os produtores não associados para as instituições,” explicou o instrutor.
Na região de Juiz de Fora o programa vai atender 14 instituições da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Para o instrutor Lúcio Flávio Gouvêa, o desafio é auxiliar nas demandas que os sindicatos têm. “Seremos como um novo colaborador que quer ajudar. Vamos identificar questões presentes no dia a dia dessas instituições e resolver os problemas”.

Para o presidente do Sindicato Rural de Pedralva, Paulo Zacarias de Siqueira, a iniciativa traz crescimento e evolução para os sindicatos. Ele explica que, com o programa, novas melhorias serão implementadas, incluindo a digitalização dos arquivos, que atualmente estão em papel, e a ampliação da sede para melhor atender os produtores.

“Com a melhoria dos nossos atendimentos, os produtores rurais terão mais acesso à nossa entidade, beneficiando não apenas os sindicatos, mas também os produtores. Estamos apenas no primeiro módulo e, com certeza, muitas outras melhorias ainda estão por vir,” relatou o presidente.

O Sindicato Rural de Ibertioga, no Campo das Vertentes, participou ano passado do Programa de Gestão com Qualidade no Sindicato  (GQS) e esse ano está participando do AGSPR. Para a presidente da instituição, Eliane Filardi, os conhecimentos se complementam e o objetivo é sempre prestar um serviço melhor aos produtores. “Estamos muito esperançosas e com ótimas expectativas, acreditamos que por meio do AGSPR poderemos atingir metas em nosso sindicato.”, afirmou Eliane.

Rubens Lobato, presidente do Sindicato Rural de Barbacena, acredita que o programa pode melhorar os serviços oferecidos pela instituição. “É um instrumento potente para auxiliar no crescimento do sindicato”, diz.

Sindicatos atendidos

Na área do escritório regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, começaram a participar do programa os sindicatos de produtores rurais das cidades de Paraisópolis, Pedralva, Maria da Fé, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Elói Mendes, Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Perdões, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Candeias, Oliveira, Passa Tempo e Santo Antônio do Amparo. Em breve, mais 15 sindicatos rurais vão iniciar os atendimentos. Na região do escritório regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora participam desta segunda turma os sindicatos de Minduri, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Barbacena, Ibertioga, Santa Rita do Jacutinga, Rio Preto, Santana do Deserto, Cruzília, Rio Novo, Descoberto, Cataguases, Leopoldina e Bicas. Em agosto acontece o encerramento da primeira turma, composta por São João Nepomuceno, Juiz de Fora, Lima Duarte, Baependi, Caxambu, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, São Tiago, São João del Rei, Mar de Espanha, Guarani, Piraúba, Rio Pomba, Argirita e Além Paraíba.

Fonte: Sistema Faemg Senar

Compartilhar:
Veja mais