Equipe do CEFET Varginha conquista prêmio na Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Esse reconhecimento é destinado às equipes que se destacam na criação de robôs com o maior número possível de peças ou circuitos desenvolvidos pelos próprios alunos.

Foto: CEFET

No último sábado, dia 14 de setembro de 2024, a equipe LASE Robotics do CEFET-MG Campus Varginha participou da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Araxá, e conquistou o Prêmio Maker. Esse reconhecimento é destinado às equipes que se destacam na criação de robôs com o maior número possível de peças ou circuitos desenvolvidos pelos próprios alunos. Exemplos incluem a forma de conexão das placas de circuito confeccionada pela equipe e partes mecânicas construídas e impressas em 3D.

Atualmente, a equipe LASE Robotics é composta pelos alunos do 1º ano do Curso Técnico em Mecatrônica: César Gabriel Barbosa Mendes, Francisco Saleh Cota Pacheco e Luiz Felipe Leite Miranda. Eles integram o Laboratório de Automação e Sistemas Embarcados (LASE) do CEFET-MG Campus Varginha, sob a orientação do professor Juliano Coêlho Miranda, que coordena o laboratório e atua como tutor da equipe.

Apesar de ser uma equipe recém-formada, o grupo tem demonstrado grande potencial. Além da conquista do Prêmio Maker, a equipe garantiu o segundo lugar na etapa regional (Sul de Minas) da OBR 2024.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das maiores competições científicas do país, com o objetivo de estimular o interesse de jovens em ciência e tecnologia, desenvolvendo habilidades como programação, eletrônica, mecânica e resolução de problemas. A equipe participou do Nível 2, que desafia os alunos a construírem um robô autônomo capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre, superando todos os perigos do caminho, sem intervenção humana.

A equipe LASE Robotics agradece o apoio da Direção Geral do CEFET-MG, da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT), da Direção do Campus Varginha e de todos os setores que contribuíram para a sua participação. Um agradecimento especial é direcionado aos professores do Departamento de Mecatrônica (DMCVG) e da Formação Geral (FG), que ofereceram seu tempo, palavras de incentivo e apoio durante os preparativos. A equipe também reconhece o importante suporte oferecido pela Coordenação e equipe do Laboratório Maker do CEFET Campus Varginha, bem como a contribuição da Receita Federal do Brasil (RFB) em Varginha, que destinou alguns computadores portáteis para auxiliar nos projetos desenvolvidos.

Com essa importante conquista, a equipe LASE Robotics continua a destacar-se na formação de futuros profissionais de tecnologia, consolidando o CEFET-MG Campus Varginha como um centro de excelência em educação técnica e inovação tecnológica.

Fonte: CEFET

Compartilhar:
Veja mais