• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Dudu Ottoni solicita criação de Unidade de Referência Especializada em Saúde da Mulher

Unidade poderá contribuir para a realização de ações de educação, prevenção, diagnóstico e tratamento à saúde.

Redação CSul / Foto: Câmara Municipal de Varginha

O vereador Dudu Ottoni encaminhou ao Prefeito Vérdi Melo, ao Secretário Municipal de Governo e ao Secretário Municipal de Saúde solicitação para que os setores competentes da administração municipal, a elaboração de estudos técnicos para criação de Unidade de Referência Especializada em Saúde da Mulher.

Dudu ressaltou que a iniciativa proposta visa sugerir a promoção de esforços para promover a implantação de um centro de saúde destinado, exclusivamente, ao atendimento integral à saúde da mulher.

Através de um atendimento integral e especifico, a Unidade de Referência Especializada em Saúde da Mulher poderá contribuir para a realização de ações de educação, prevenção, diagnóstico e tratamento à saúde, consultas médicas de ginecologia, obstetrícia, mastologia e neonatologia, atendimentos nas áreas de psicologia, assistência social, nutrição, dentre outras.

Ainda conforme o vereador, a unidade poderá ainda oferecer assistência integral nos períodos de pré-parto, parto e pós-parto imediato e pós-operatório; fazer a promoção do alojamento conjunto para mãe e bebé; incentivar e dar condições para acompanhamento familiar e prestação de assistência total e humanizada aos recém-nascidos, tanto saudáveis como em regime de terapia intensiva.

Dudu Ottoni afirmou que, devido ao fato de se dedicar exclusivamente à mulher, o nível de infecção tenderá a ser baixo, uma vez que as pacientes não estarão vulneráveis as mais diversas patologias existentes em uma unidade de saúde comum, além de garantir um ambiente de maior acolhimento.