O evento contou com a participação da obstetra e ginecologista Gina Totti; comunidade escolar compartilhou conhecimentos e criou consciência sobre a relevância da campanha.
Foto: CSul.
Integrantes do projeto de extensão do CEFET-MG “CEPETzVarginha” realizaram, em outubro, a primeira roda de conversa 2022 com o tema “Dignidade Menstrual”, que contou com a participação da obstetra e ginecologista Gina Totti para dúvidas e esclarecimentos sobre o tema. Alunos, técnicos administrativos e professores puderam compartilhar conhecimentos e criar consciência sobre a relevância da campanha de doação dos absorventes.
Após um levantamento sobre o assunto, a equipe percebeu que o tema era pouco conhecido da maioria das pessoas que transita pelo campus, assim surgiu a ideia da roda de conversa. O evento foi organizado pelo “CEPETz Varginha”, pela psicóloga Roselene Dalcin e pelo professor de Matemática Mike Ferreira.
A iniciativa começou com a criação de uma campanha de coleta de absorventes no CEFET-MG, campus Varginha, para serem distribuídos diariamente, por meio de duas caixas dispostas nos banheiros femininos do prédio escolar, com o intuito de contribuir com as outras meninas/mulheres que se encontrassem com dificuldades financeiras para adquirir seus absorventes. A ação partiu das alunas do curso de Edificações Ana Carolina Arantes, Gabriela Lino e Isabely Ximenes e da estudante do curso de Informática Irys Salvático, com a coordenação das professoras Cintia Cherubino e Erika Kress. Houve a ampliação nos canais de comunicação com toda a comunidade escolar para o incentivo de doação de absorventes para o projeto.
O “CEPETz Varginha”, formado por estudantes e professores, vai além dos muros da instituição: é uma causa social que cresce com o apoio de voluntários.
Fonte: CEFET-MG.