Definido o cronograma de trabalho para revisão do currículo

As atividades terão início no dia 6 de fevereiro, culminando com um evento de apresentação dos resultados, previsto para o dia 31 de maio.

Foto: CEFET-MG.

A Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT) do CEFET-MG publicou, nesta sexta-feira (25), o cronograma de atividades dos Grupos de Trabalho responsáveis por revisar os programas curriculares das disciplinas dos cursos técnicos da Instituição.

As atividades, segundo consta no documento, terão início no dia 6 de fevereiro, com a apresentação das diretrizes gerais para revisão curricular e a proposta de trabalho de cada um dos grupos de trabalho, observando suas etapas, organização e datas. Nos dias seguintes, de 7 a 10 de fevereiro, apresentações sobre disposições legais, planejamento educacional, reestruturação curricular e currículo integrado vão marcar o início dos trabalhos. Os meses seguintes – março, abril e maio – serão de muito trabalho, culminando com um evento de apresentação dos resultados e discussão que está previsto para o dia 31 de maio.

Entenda a revisão curricular da Educação Profissional

O Conselho de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) aprovou, no dia 29 de setembro de 2022, as Diretrizes gerais para revisão curricular dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG.

De acordo com a Deliberação CEPT nº 14/2022, tal revisão curricular se faz necessária tendo em vista os diversos dispositivos legais aprovados nos últimos anos, sobretudo a partir de 2016, que remodelam as políticas públicas educacionais brasileiras e incidem diretamente sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio ofertada pela Instituição.

Entre as diretrizes aprovadas, dez no total, estão: revisar, até o fim do ano letivo de 2022, os programas das disciplinas da formação geral e da formação técnica; assegurar e fortalecer, nos projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, a integração entre a formação geral e os fundamentos científicos e tecnológicos da área de formação técnica; garantir a realização de práticas profissionais que possibilitem ao estudante o contato com o mundo do trabalho e assegurem a formação teórico-prática intrínseca ao perfil de formação técnica.

No dia 5 de outubro, a DEPT realizou uma live detalhando as diretrizes para revisão curricular dos cursos da EPTNM, que contou com participação da comunidade escolar, que pôde interagir com perguntas e sugestões.

Fonte: CEFET-MG.

Compartilhar:
Veja mais