• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Cultivo de café é a atividade econômica com maior destaque na geração de empregos em abril

Levantamento do Sebrae Minas analisa o saldo de novos postos de trabalho das Micro e Pequenas Empresas no estado

Foto: Alexandre Soares / Emater-MG

Minas Gerais ocupou a 2ª posição de saldo gerado de novos postos de trabalho pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no mês de abril, atrás apenas de São Paulo. Os setores de Serviços, Construção Civil e Indústria da Transformação foram os principais geradores de empregos no período. E o cultivo de café ocupou posição de destaque entre as atividades econômicas específicas, com saldo positivo de 1.749 vagas. No Sul de Minas, 380 micro e pequenas empresas do setor agropecuário são responsáveis pela geração de 2.571 postos de trabalho relacionados ao Cultivo de Café.

Ainda de acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as MPEs de Minas Gerais geraram um saldo de 16.628 novos postos de trabalho, o que representa 64,8% do saldo total para o estado. O número é resultado da diferença entre 152.197 admissões e 135.569 desligamentos registrados no período. Esse dado corresponde a um decréscimo de 28,52% em relação a março. Comparado ao mesmo período de 2023, também houve queda de 15,5% no saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios mineiros.

Os setores de Serviços, Construção Civil e Indústria da Transformação se destacaram como os principais geradores de empregos, com saldo de novas vagas de 9.412, 3.034 e 1.649, respectivamente. O setor com maior crescimento foi de Construção Civil (12,41%) e o da Agropecuária registrou o maior decréscimo (-77,73%).

Perfil

O perfil mais comum das admissões geradas pelas MPE mineiras em abril de 2024 são homens, na faixa etária de 18 a 24 anos, com ensino médio completo. O salário médio de admissão foi de R$1.861,05; cerca de R$5,35 a menos do que o salário médio de desligamento. Os desligamentos realizados, em sua maioria, foram homens, entre 18 e 24 anos, com ensino médio completo.

As ocupações com melhor saldo de empregos gerado no período foram servente de obras (1.784 vagas); motorista de caminhão (1.385); e trabalhador da cultura de café (925).

Inteligência Sebrae

O Inteligência Sebrae é um observatório de dados, estudos e pesquisas sobre pequenos negócios. Reúne diversos conteúdos socioeconômicos, setoriais e territoriais, que podem ampliar os conhecimentos e embasar a tomada de decisões. É destinado a gestores públicos, lideranças locais, entidades empresariais e todos que necessitam de informações relevantes referentes a desenvolvimento econômico e social dos territórios e dinâmica dos pequenos negócios.

O site reúne conhecimentos em nível nacional, estadual, regional e municipal, sendo possível comparar, analisar e entender melhor o território.

Fonte: Sebrae Minas