
Congresso em Varginha discute Justiça Restaurativa
Evento reuniu representantes do Judiciário, da OAB, da educação e da comunidade em geral para refletir sobre práticas restaurativas, justiça social e a cultura da paz.
Foto: OAB Varginha
Na manhã do último sábado, 10 de maio, o Teatro Mestrinho do Colégio Marista, em Varginha, foi palco do Congresso sobre Justiça Restaurativa com o tema “Nos Teus Dias a Justiça Florirá” (Sl 72,7). Promovido pela Diocese da Campanha como parte das celebrações do Jubileu da Esperança 2025, o evento reuniu representantes do Judiciário, da OAB, da educação e da comunidade em geral para refletir sobre práticas restaurativas, justiça social e a cultura da paz.
A palestrante convidada foi a Irmã Petronella Maria Boonen (Nelly Boonen), Missionária Serva do Espírito Santo, que conduziu os trabalhos com uma abordagem profunda e sensível sobre os caminhos da Justiça Restaurativa como instrumento de transformação social.
Estiveram presentes membros da Comissão de Direito Sistêmico, Mediação e Justiça Restaurativa da subseção da OAB Varginha, como a presidente Andrêssa Marques Ferreira e os membros Damaris Costa Ribeiro, Ghiselli Moreira Baliza e Brenda Lisa Pelloso Braga. Também participaram integrantes do CEJUSC Varginha, entre eles a juíza Dra. Patrícia de Fátima Humberto Oliveira, o servidor público Everton Wilson Ribeiro e o magistrado Dr. Tarciso Moreira de Souza. Representando a área da educação, esteve presente Caroline Carmácio Ribeiro.
A presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica da OAB Varginha, Dra. Luciane Ferreira de Souza, e Angela Mara Toledo, do NUCAP, também marcaram presença, juntamente com outros advogados, educadores e lideranças comunitárias.
Fonte: OAB Varginha, com informações da Diocese da Campanha