• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Câmara sênio fala dos desafios do envelhecimento

Iniciativa do projeto é da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha.

Nesta quarta-feira (15), o segundo encontro do Câmara Sênior tratou de um tema pouco abordado na sociedade, mas que todos enfrentarão algum dia – se já não estão enfrentando, “O Envelhecimento e as Dificuldades Atreladas a essa Condição”. A oficina dessa semana foi conduzida pela farmacêutica e responsável pelo Serviço de Referência à Saúde da Pessoa Idosa de Varginha, Karen Evelyn Alves Rabello que orientou e sensibilizou as participantes sobre a etapa da vida em que se encontram. “O período é marcado por várias alterações, igual a qualquer salto anterior – criança adolescência, fase adulta. O que muitos não entendem é que esse não é o fim, mas o recomeço. As mudanças não devem ser vistas como obstáculos, mas como motivação,” destacou Karen. 

Entre os assuntos trabalhados estavam, a aceitação, aumento da individualidade, o recomeço, comportamento sexual, o fim da vida e a viuvez. De acordo com a profissional, a maior dificuldade apresentada é a perda do(a) companheiro(a) de vida. “Nessa fase todo apoio é bem vindo. Perder a pessoa, que esteve ao seu lado grande parte da vida, traz a sensação de solidão, por isso é importante se agarrar ainda mais no recomeço, a inserção de novos hábitos e rotinas auxiliam no processo”, finaliza a farmacêutica.

Os encontros da Câmara Sênior ocorrem todas as quartas-feiras, sempre trabalhando um tema diferente e de impacto na vida dessa parcela da população, a fim de levar conhecimento e auxílio aos participantes. A iniciativa do projeto é da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha.

Fonte e foto: Câmara Municipal de Varginha