
Café com Tudo reúne representantes de mais de 30 municípios em Varginha
Palestras e debates, que promoveram a cultura, turismo, gastronomia, música, arte, hospitalidade, comércio, desenvolvimento, networking, inovação, saúde, cooperativismo e o fomento econômico do Sul de Minas.
Foto: ACIV
Nos dias 22 e 23 de maio, Varginha recebeu o Café com Tudo – Fórum Regional de Cultura Cafeeira da Microrregião de Varginha, no Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar. Foram mais de 800 inscrições durante os dois dias do evento, que contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; do secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira, além de prefeitos, secretários, vereadores, presidentes de associações e sindicatos, autoridades e demais munícipes.
Além de Varginha, os representantes vieram de Três Pontas, Três Corações, Elói Mendes, Caxambu, Baependi, Aiuruoca, Alfenas, Nepomuceno, Pouso Alegre, Belo Horizonte, Boa Esperança, Campos Gerais, Campo do Meio, Paraguaçu, Fama, São Lourenço, Poços de Caldas, Capitólio, Turvolândia, Santana da Vargem, Lambari e demais cidades de Minas Gerais.
O evento contou ainda com uma comitiva com mais de 40 representantes do setor de desenvolvimento econômico de diversas cidades do estado carioca, em uma missão organizada pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul Fluminense e pelo Sebrae.
Foram realizadas ainda, palestras enriquecedoras e mesas de debates, que promoveram a cultura, turismo, gastronomia, música, arte, hospitalidade, comércio, desenvolvimento, networking, inovação, saúde, cooperativismo e o fomento econômico do sul de Minas Gerais. O evento contou com aulas shows de gastronomia mineira, com os chefs, Ricardo Martin (Varginha), Mariza Balbino (Varginha) e Daniele Gruse (Nepomuceno), que serviram gratuitamente ao público, moqueca de tilápia de Furnas, galinhada, arroz com costelinha de porco e feijão tropeiro. Durante o coffee break, os participantes puderam degustar ainda, diversos produtos locais, gratuitamente.
Durante os almoços, a música ficou por conta de Jota Júnior (Varginha), Beth Bacana (Pouso Alegre) e Vanderson Lopes (Varginha). Já durante o fim de tarde cultural, o agito foi com Cleber Moreira – O Cantadô (Elói Mendes) e Baião Virado (Varginha), uma valorização aos grandes músicos da região.
Os estandes e feirinhas com produtos locais, contaram com degustação de produtos típicos do Sul de Minas, como café, cachaças, doces, salgados, queijos, biscoitos, picolés e sorvetes como o de Marolo, iogurtes, entre outros, proporcionando uma experiência sensorial única. Além disso, foram realizadas mostras fotográficas que destacaram a riqueza das fazendas da região. A Fundação Cultural de Varginha realizou ainda, uma ação com trocas de livros. O Café com Tudo foi um evento gratuito e aberto para toda a população, com destaque para a acessibilidade do local, como rampas de acesso, espaço para cadeirantes e linguagem em libras.
De acordo com o organizador do evento, André Yuki, o evento foi uma celebração da cultura cafeeira e a sua importância para o turismo, a economia e a gastronomia da região, reunindo especialistas, produtores e visitantes para debater e vivenciar a tradição do café. “Além das palestras sobre inovação e desenvolvimento na cafeicultura, o evento promoveu exposições artísticas, apresentações musicais e debates sobre o impacto econômico do café, ressaltando o papel estratégico do setor no Sul de Minas. No campo do turismo, a iniciativa fortaleceu a Rota Turística do Café”, explicou.
Ainda segundo André, “a presença de autoridades e especialistas reforçou a relevância do café como símbolo da identidade regional e motor do desenvolvimento econômico. O Café com Tudo se consolidou como um evento essencial para valorizar a cafeicultura, impulsionar o turismo, a cultura e fortalecer a economia local, evidenciando a riqueza cultural e gastronômica que o café proporciona para Varginha e o Sul de Minas. Gostaria de agradecer a presença de cada um que passou pelo evento”, concluiu.
Segundo a diretora executiva da Abrasel no Sul de Minas, Ana Luísa Alves, o Café com Tudo não apenas celebrou a cultura cafeeira, mas também impulsionou significativamente a economia local, atraindo um público expressivo e movimentando hotéis, bares e restaurantes da cidade. “Durante o evento, a ocupação hoteleira atingiu 100%, evidenciando o sucesso da iniciativa e a atratividade de Varginha como destino turístico. Além disso, os estabelecimentos gastronômicos registraram aumento no movimento”, explicou.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que destacou o protagonismo do café na identidade e economia de Minas Gerais, anunciando a fase final do dossiê que pretende reconhecer o café como patrimônio histórico do estado, ficou honrado em participar do evento.
A curadora do Café com Tudo, Marília Lopes, conta que a iniciativa não apenas celebrou a riqueza cultural, turística e gastronômica da região, mas também abriu portas para novas parcerias e projetos essenciais ao desenvolvimento local.
Marília expressou ainda expressou sua gratidão ao Governo de Minas Gerais e à Secretaria de Estado: “Essas iniciativas têm sido fundamentais para fortalecer o setor e permitir que mais talentos, negócios e projetos inovadores floresçam. Participar da organização deste evento foi uma experiência enriquecedora e gratificante, e ver os frutos dessa colaboração me deixa ainda mais motivada a seguir apoiando ações que valorizam o Sul de Minas. O Café com Tudo mostrou que, quando unimos esforços, conseguimos criar oportunidades que fazem a diferença na vida das pessoas e no crescimento da nossa comunidade”, pontuou.
O evento foi aprovado e habilitado no Edital Fec 05/2024 – Cultura da Paz, através do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Com apresentação da ACIV; apoio master do Sicoob Credivar, CCCMG, Sicredi, Abrasel, FBHA, CNC e sindicatos empresariais, SEHAV, Prefeitura Municipal de Varginha, Senar, Centro de Excelência em Cafeicultura de Varginha e Sebrae; parceiros institucionais como Frente da Gastronomia Mineira, Fecitur, Circuito Turístico do Lago de Furnas, Fundação Cultural de Varginha, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio de Varginha, Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, Orquestra Filarmônica de Varginha, Coccamig, Fundação Pro Café, Federaminas, Minasul, Cocatrel, Senac, Sindvar, Fecomércio MG e IMA; parceiros comerciais como Peixaria Pantanal, Biscoito do Murilo e Jares Móveis; parceiros de mídia como Varginha Online, Blog do Madeira, Varginha Digital, Rádio Itatiaia, Rádio Clube, Rede Clube, Jornal Gazeta de Varginha, Jornal Correio do Sul, TV Princesa e demais imprensa que ajudou na divulgação.
Fonte: Ana Luísa Alves / ACIV