Café com Tudo: Minasul promove evento nesta terça

Encerrando as ações em comemoração à Semana do Café de Varginha, a Minasul promove, no Dia Nacional do Café, o evento “Sustentabilidade na cadeia produtiva do café” voltado produtores, cooperados, técnicos e demais interessados em conhecer mais sobre o tema do momento.

Com uma didática para melhoria na renda e qualidade de vida, na organização social e econômica e na conservação do meio ambiente nas comunidades em que atua a Cooperativa de Varginha, destaca, através deste evento, a importância do impacto econômico no município. “Sem dúvida alguma, o café representa a principal âncora da economia de nossa região.

Minasul-promove-evento-e-consolida-o-sucesso-da-Semana-do-Café-de-Varginha-800-x-1132A Minasul se orgulha de ser um elo fundamental na cadeia do Negócio Café, apoiando o produtor cooperado e viabilizando um adequado e equilibrado relacionamento deste com os mercados nacional e internacional. Dessa forma, não poderíamos deixar de participar e apoiar esta brilhante iniciativa, a ‘Semana do Café’”, comentou a Diretoria da Instituição.

Abrindo o evento, o engenheiro agrônomo, mestre em fitotecnia e pesquisador da Fundação Procafé, André Garcia Alvarenga, incentivará o público a fazer uma análise da qualidade do café que esta sendo produzido. Com o tema “Recomendações técnicas para produção de cafés de qualidade”, a palestra seguirá abordando os defeitos físicos e sensoriais do grão; suas causas e ações de controle; diagnóstico de potencial para produção de cafés especiais e recomendações específicas para este nicho; ações estratégicas de planejamento; organização; direção e controle do sistema de produção de uma fazenda, voltados para agregar valor ao produto café. Não só para quem já produz cafés especiais como para quem deseja entrar nesse mercado, esta será uma ótima oportunidade para conhecer algumas técnicas que influenciam diretamente na qualidade da bebida.

Já na segunda etapa do evento, o engenheiro agrônomo e mestre em Ciência e Economia do Café, pela Universidade de Trieste e Illycafe, na Itália, Pedro Ronca, promete ir fundo no tema proposto. Com a palestra “O Programa Café Sustentável e a sustentabilidade na produção de café”, o gerente do Programa Café Sustentável do IDH, fará uma reflexão de como e porquê ser sustentável, abordando as vantagens de aplicar boas práticas na produção de café e analisando o cenário e demanda do mercado mundial para sustentabilidade.

Encerrando o encontro, o Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul promoverá um workshop de degustação dos cafés campeões do 23º Concurso Qualidade Minasul de Café. Na edição passada do Concurso, a região do Sul de Minas, responsável por 25% do total da produção brasileira, foi eleita a dona dos melhores cafés da safra 2015/2016. Dois, dos dez cafés eleitos, são de fazendas localizadas em Varginha. O 23º Concurso gerou uma receita de aproximadamente R$ 700 mil em negociação exclusiva com a MC Coffee do Brasil, subsidiária do Grupo Mitsubishi Corporation.

O “Sustentabilidade na cadeia produtiva do café”, será realizado no dia 24 de maio, a partir das 10h, no Podium Apart Hotel, em Varginha. As vagas são limitadas. Outras informações, através do telefone 35 3219 6900 ou emailcomunicacao@minasul.com.br.

Café com Tudo
Projeto foi criado visando o fortalecimento econômico de Varginha e região e, a partir deste ano, passa a fazer parte do calendário oficial do município. Desde o dia 14 de maio, diversas ações e eventos mobilizam vários setores da cidade. O ‘Café com Tudo’ encerra suas atividades no dia 24, quando também se comemora o Dia Nacional do Café. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Minasul – Deiviana Tavares)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.