Apenas 41% do público prioritário foi vacinado contra a gripe em Varginha

Varginha, ao todo, já vacinou 32.885, de acordo com o último balanço do Setor de Imunização, até esta terça-feira, 10.

Foto: Prefeitura de Varginha

A influenza A é o principal vírus responsável pelas epidemias de gripe e esse ano infelizmente está contribuindo muito com os casos graves, hospitalizações e óbitos.

Em Varginha, na UPA, por exemplo, médicos perguntam aos responsáveis das crianças com sintomas gripais se foram vacinadas contra a influenza A e na maioria dos casos a resposta é não. As crianças são um dos três grupos prioritários para receber a vacina juntamente com as gestantes e os idosos.

De acordo com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde – esses três públicos-alvos somam 15.291 doses aplicadas, sendo que a meta seria 37.345 vacinados. Varginha, ao todo, já vacinou 32.885, de acordo com o último balanço do Setor de Imunização, até esta terça-feira, 10.

A Prefeitura tem se esforçado para aumentar a cobertura vacinal, principalmente das crianças, gestantes e idosos, e de toda a população, explica a enfermeira Luana Teixeira, responsável pelo Setor de Imunização. “Nessa manhã de quarta-feira, 11, tem equipe vacinando as crianças do Cemei (creche) Girassol, no bairro São Geraldo”, revela.

A Prefeitura tem vacinado em diversos locais como no shopping, no centro da cidade, em empresas, vacinação em domicílio para acamados. “É necessário a conscientização da importância de estar imunizado, pois a vacina evita que a gripe se agrave”, diz Luana.

Transmissão

A principal forma de transmissão da influenza A é por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar. Também pode ocorrer de forma indireta, após contato com superfícies contaminadas ou ao levar a mão com vírus à boca, nariz e olhos.

Sintomas

Os sintomas da influenza A são os típicos da gripe e incluem, segundo o Ministério da Saúde:

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça.

Outros sintomas podem aparecer subitamente, como calafrios, mal-estar, dor muscular, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva. Em alguns casos, diarreia, vômito, rouquidão e olhos avermelhados podem ser surgir, apesar de serem sintomas menos comuns.

Prevenção

A principal forma de prevenção da influenza A é a vacina da gripe que previne casos graves e óbitos e deve ser aplicada anualmente, devido à constante mutação dos vírus.

Outras medidas preventivas são importantes, como lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; manter os ambientes bem ventilados; evitar locais aglomerados; usar máscaras; adotar hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos.

Fonte: Prefeitura de Varginha

Compartilhar:
Veja mais