8ª Feira Literária de Varginha tem programação definida

Feira acontece de 02 a 05 de julho.

Foto: Fundação Cultural de Varginha

Entre os dias 02 e 05 de julho de 2025, a Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, realizará a 8ª edição da Feira Literária de Varginha (FLIV). Com uma programação diversificada e gratuita, a feira reunirá literatura, música, teatro, palestras e rodas de conversa, proporcionando momentos de aprendizado, reflexão e celebração da cultura.

A abertura oficial acontece na quarta-feira (02/07), às 14h, seguida de uma apresentação musical com o Coral Bem-Te-Vi do Conservatório Estadual de Música, sob a regência do maestro Alessandro Dias. No mesmo dia, a palestra “Envelhecimento e aprendizagem”, com Júlia Eugênia Gonçalves, abre espaço para o debate sobre os desafios da aprendizagem ao longo da vida. O público ainda poderá conferir a declamação de poesias com o Sarau Mineiridades, e o show especial do cantor e ator Guito, conhecido por sua atuação na novela Pantanal.

Na quinta-feira (03/07), a programação começa cedo com temas voltados para o público estudantil e educadores, como a palestra sobre “Obras literárias no Enem” com a professora Carina Adriele do Unis-MG e dicas de leitura com Fabiane Carvalho, do Instagram “Na estante da Fabi”. Destaque também para a palestra “Sociologia Digital e Conflitos Geracionais”, com Everton LLemes, e a peça infantil “Uma surpresa para Benedita”, com o Grupo Trampulim. À noite, o renomado jornalista Marcelo Canellas será o palestrante convidado, trazendo reflexões sobre a sociedade contemporânea. Também será necessária a retirada de ingressos para a palestra do jornalista.

O terceiro dia da feira, sexta-feira (04/07), contará com a Aula Viva do professor e escritor Wanderson Boareto. Haverá ainda a apresentação teatral “O Sumiço do Presépio” do grupo teatral Flor de Cafezal, espaço dedicado aos escritores locais para lançamento e divulgação de obras, além do show da banda Red Label à noite com muito Pop Rock Nacional e Internacional.

Encerrando o evento, no sábado (05/07), o público poderá participar de uma roda de capoeira com a Casa da Capoeira, assistir à apresentação musical da artista Estephanie Nascimento com o show “Samba, Brasilidades & Black Music”, e acompanhar a cerimônia de encerramento prevista para 11h30.

Ingressos

Os ingressos gratuitos para o show do cantor Guito e para a palestra do jornalista Marcelo Canellas serão disponibilizados presencialmente no Theatro Capitólio no dia 30 de junho, das 14h às 17h, e também on-line pela plataforma Sympla no mesmo horário. O link será publicado no site da Fundação Cultural em varginhacultural.com.br e no Instagram @varginhacultural no dia 30 de junho.

Participação de escritores

O público poderá ter acesso a vários livros de escritores que se inscreveram para participar da feira. Essas obras estarão à venda no foyer do Theatro Capitólio. A programação com os horários de participação dos autores será divulgado em breve.

Troca de livros

A Biblioteca Pública Municipal terá um espaço para troca de livros durante todos os dias do evento. Os livros a serem trocados podem abordar os mais variados temas, incluindo literatura em geral, poesia, autoajuda, infantis e infantojuvenis, romances, entre outros. Não serão aceitos: dicionários, enciclopédias, atlas, livros didáticos ou técnicos. Cada pessoa poderá trocar quantos livros desejar. As obras devem estar em bom estado de conservação.

Confira a programação completa

02/07 – quarta-feira

14h – Abertura oficial
14h20 – Apresentação musical do projeto Coral Bem-Te-Vi do Conservatório Estadual de Música
15h – Palestra “Envelhecimento e aprendizagem”, com Júlia Eugênia Gonçalves
16h30 – Declamação de poesias pelo Sarau Mineiridades
20h – Apresentação musical com o cantor e compositor Guito (novela Pantanal)*

03/07 – quinta-feira

9h – Obras literárias no Enem, com Carina Adriele (Unis-MG)
10h – Na estante da Fabi (dicas sobre livros)
14h – Palestra “Sociologia Digital e Conflitos Geracionais: um encontro entre emoções
e tecnologia”, com Everton LLemes
15h – Apresentação teatral com o Grupo Trampulim, com a peça “Uma surpresa para Benedita”
20h – Palestra com o jornalista Marcelo Canellas

04/07 – sexta-feira

10h – Aula viva com o professor e escritor Wanderson Boareto
14h – Apresentação teatral com o Grupo Flor de Cafezal, com a peça “O Sumiço do Presépio”
16h30 – Espaço reservado aos escritores para apresentação dos livros
20h – Apresentação musical com a banda Red Label

05/07 – sábado

9h30 – Roda de Capoeira com os integrantes da Casa da Capoeira
10h30 – Apresentação musical com o Estephanie Nascimento “Samba, Brasilidades & Black Music”
11h30 – Encerramento

Fonte: Fundação Cultural de Varginha

Compartilhar:
Veja mais