• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

22º Concurso Central da Beleza Negra premia vencedoras em Varginha

O 22º Concurso Central da Beleza Negra de Varginha animou a Status Eventos no último sábado (17). A casa fica no bairro Jardim Ribeiro e recebeu bom publico. O idealizador do evento foi o Teminho, que mostrou gratidão e satisfação pelo sucesso do desfile.

Candidatas desfilaram e concorreram em duas categorias, entre 12 e 17 anos e entre 18 e 30 anos. Os jurados escolheram três vencedoras em cada uma das categorias, que receberam premiações, flores, troféus e medalhas, além dos aplausos e carinho dos presentes no evento.

O vice-prefeito de Varginha, Vérdi Melo, esteve presente no evento e agradeceu aos participantes, principalmente às modelos que concorreram ao prêmio (Foto: Blog do Jotinha)
O redator do CSul, Iago Almeida, foi um dos jurados convidados para o evento, representando o Jornal Correio do Sul (Foto: Blog do Jotinha)

Resultado

Categoria 18 a 30 anos
Vencedora: Thainara Fernandes Rosa – 27 anos – bairro Centro

Thainara Fernandes venceu na categoria entre 18 e 30 anos

Categoria 12 a 17 anos
Vencedora: Brenda Letícia Candido, 16 anos – bairro Jardim Sion

Brenda Letícia venceu na categoria entre 12 e 17 anos

Entrevista

O CSul conversou com Érika Tobias, de 28 anos, Orientadora Social na Secretaria SEHAD – Trabalho no Setor Migração  e Trabalho também como animadora de Festa infantil e adulto. Érika foi a responsável pela apresentação e animação do Concurso Beleza Negra. Confira:

  • Como foi pra você participar e apresentar esse evento?

Participar do evento Beleza Negra foi uma alegria imensa, me senti muito importante por apresentar um projeto social da raça negra. No começo fiquei com medo de não conseguir apresentar mas, quando falei com o Teminho,  idealizador do projeto, ele me deu total liberdade e confiança. Quando cheguei no palco percebi o quão é lindo e contagiante a beleza Negra.

E também tive muito apoio dos meus familiares e amigos que me apoiaram e acreditaram em mim, e lógico, eu não poderia recusar esse convite. Além disso, tenho um filho, Isaias Tobias, que também é negro, e quero que ele tenha muito orgulho de mim e cresça com essa luta também.

  • Qual a importância da data do dia 20, dia da consciência negra, a todos que lutam pela igualdade no país?

E muito importante dia 20 de novembro, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. A data, dia 20, foi estabelecida pelo projeto-lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhido essa data pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Nos dias de hoje, percebo que as pessoas esqueceram qual importante é essa data. Teria que ser um dia para ser lembrado nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

  • Qual recado você deixa para quem passou algum tipo de preconceito ou luta contra ele de alguma forma

Hoje com o acesso a internet, parece mais visível o preconceito, mais de qualquer forma vemos o preconceito no nosso dia a dia: ao entrar em uma loja, ao participar de alguma festa e até mesmo nas escolas e faculdade e no seu emprego também, ou seja, o preconceito está no nosso dia a dia. O recado que eu deixo para todos que sofrem algum tipo de preconceito é não se calar. É denunciar. É SE IMPOR. Precisamos parar de sermos vítimas, precisamos lutar. E se preciso for, gritar para que isso acabe.

Acho super errado as pessoas que dizem que não existem preconceito. O preconceito existe sim….!!! Só quem sofre sabe a dor.

E se você já sofreu preconceito não se sinta por baixo. LEVANTE A CABEÇA E LUTE PELA SUA RAÇA. Precisamos cada vez mais de negros que não tem vergonha de ser negro e sim ORGULHO. Sonho que algum dia eu possa ver mais negros fora do que dentro dos Presídios.

Sonho ver negros médicos, advogados, modelos,artistas, engenheiros, domésticas, pedreiros, presidentes, vereadores, motoristas! Sim! Eu sonho em um mundo que todos tenham oportunidade de fazer uma entrevista e ser convocado pela vaga pelo seu potencial e não pela sua cor.

E se você ainda sofre com tanto preconceito? Junte se a nós. Aqui em Varginha temos vários grupos que trabalham e lutam para uma cidade de igualdade racial.

Érika Tobias
Graduada em Direito
Contato: 988910880

Fotos do evento


 Redação CSul – Iago Almeida / Colaborou com a reportagem, Érika Tobias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.