Segundo campanha da Controladoria Geral da União, o servidor deve agir afastando desconfianças e aumentando a efetividade das normas.
Foto: CSul.
Valores são princípios baseados na cultura, tradições e instituições que representam ideias de perfeição e de plenitude moral. Os que regem o serviço público federal são, principalmente, sete de acordo com a Corregedoria Geral da União (CGU) em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): engajamento, integridade, imparcialidade, gentileza, justiça, profissionalismo e vocação pública. Servidores públicos e a população em geral devem ficar atentos ao cumprimento desses valores.
O servidor público deve agir afastando desconfianças e aumentando a efetividade das normas. São os valores que guiam as ações e determinam as condutas, interesses e atitudes, por isso, devem ser bem definidos e ser de conhecimento de todos.
Órgãos e entidades públicas têm trabalhado na construção e aperfeiçoamento de políticas e mecanismos de integridade fortalecendo o combate à corrupção, como comissões de ética, auditorias internas e corregedorias. No Poder Executivo Federal, a CGU coordena as atividades e é o órgão responsável pela campanha, reproduzida no CEFET-MG pela Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional (DGDI).
Denúncias podem ser feitas diretamente à CGU ( falabr.cgu.gov.br) ou à Ouvidoria do CEFET-MG (Tatiana Kelly Nunes Bastos – Av. Amazonas 5.253, Nova Suíça, Belo Horizonte. Atendimento presencial das 8h às 12h e das 13h às 17h. (31) 3319-7429 e ouvidoria@cefetmg.br )
Fonte: CEFET-MG.