• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

UNIFEI recebe prêmio de melhor dissertação no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos

O trabalho de mestrado de Jonas Paula recebeu o prêmio de melhor dissertação no Concurso de Teses, Dissertações e TCCs do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.

Foto: UNIFEI

A dissertação de mestrado “Comitê colaborativo: o uso de um sistema colaborativo na elaboração de instrumentos legais participativos”, de autoria de Jonas Henrique Ribeiro Paula, estudante da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), recebeu o prêmio de Melhor Dissertação no Concurso de Teses, Dissertações e TCCs do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), que aconteceu de 29 de abril a 03 de maio, em Salvador – BA.

Sem fins lucrativos, o SBSC é coordenado anualmente, há 20 anos, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), uma organização científica que visa promover o avanço da Ciência e da Tecnologia. Trata-se do principal evento sobre colaboração e tecnologias de apoio à colaboração do Brasil e um dos maiores da América Latina.

Para o desenvolvimento de sua dissertação, Jonas foi orientado pela professora Melise Maria Veiga de Paula, do Instituto de Matemática e Computação (IMC) da UNIFEI. Segundo o professor Adler Diniz de Souza, coordenador da Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Computação da UNIFEI, “a divulgação da dissertação de mestrado premiada no XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos é importante para a atração de alunos e para a divulgação dos nossos trabalhos para a comunidade”.

Para conferir a integra da dissertação premiada, acesse: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/3574

Conheça mais sobre o autor da dissertação, Jonas Henrique Ribeiro Paula, por meio de seu currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/8208213311774164

E para obter mais informações sobre o XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pesquise: https://sbsc.sbc.org.br/2024/

Sobre a dissertação

De acordo com o resumo da dissertação premiada, o Estatuto das Cidades (EC) regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelecendo um conjunto de instrumentos jurídicos participativos que, combinados, determinam como a política urbana deve ser conduzida em todo o país. Contudo, a aplicação do EC representa um desafio para a gestão municipal, pois há a exigência de participação popular na gestão da política urbana para garantir a equidade dos direitos dos cidadãos.

Para promover esta participação são criados comitês com membros que representam os setores da sociedade do município. Porém, esses membros envolvidos na elaboração dos instrumentos do EC apresentam, na maioria das vezes, demandas divergentes nas escolhas públicas, agendas conflitantes e outras características que dificultam que o trabalho seja conduzido de forma harmoniosa e eficiente.

Por isso, é sempre necessário tentar incentivar a colaboração para que todos os envolvidos possam apresentar o seu ponto de vista e participar ativamente. Desta forma, a dissertação de mestrado premiada propõe a análise da intervenção de um sistema denominado Comitê Colaborativo nas atividades realizadas pelos comitês durante a elaboração de instrumentos jurídicos participativos do EC.

O Comitê Colaborativo foi implementado em projetos reais conduzidos pelo Núcleo Estratégico Interdisciplinar de Resiliência Urbana (NEIRU), da UNIFEI, que auxilia os municípios na elaboração e revisão desses instrumentos, seguindo as diretrizes da metodologia da pesquisa-ação.

Na análise dos resultados da dissertação foi possível perceber que houve uma melhora na coordenação das atividades, um avanço na cooperação entre os envolvidos e melhores oportunidades de comunicação entre os membros com a intervenção do citado comitê.

Fonte: UNIFEI