UNIFAL realiza 1º Simpósio da Licenciatura em Ciências Biológicas

Evento busca valorizar formação docente e ampliar horizontes profissionais dos discentes

Foto: UNIFAL-MG

Nos dias 3, 4 e 5 de setembro, o curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UNIFAL-MG realizará o 1º Simpósio da Licenciatura em Ciências Biológicas. Organizado a partir das demandas dos próprios estudantes, o evento busca discutir e explorar as possibilidades de atuação para além do ensino formal, promovendo uma integração entre ensino e pesquisa. O evento contará com palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos.

O simpósio é resultado de uma iniciativa conjunta da coordenação do curso de Ciências Biológicas Licenciatura e dos discentes que, ao longo dos últimos meses, trabalharam para desenvolver o evento com base nas necessidades dos estudantes que têm expressado o desejo crescente de entender como podem atuar de forma mais ampla no campo da educação. “A sua realização é uma conquista coletiva”, celebra a coordenação.

Um diferencial do evento é a realização no período noturno, visando incluir discentes que trabalham durante o dia para garantir a participação deles. “Queremos que todos possam se beneficiar dessas discussões, independentemente das suas rotinas diárias”, destacam a coordenadora do evento, Profa. Célia Weigert, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e a coordenadora adjunta, Profa. Tereza Cristina Orlando, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN).

Sobre a importância de eventos que priorizem cursos de licenciatura, a Profa. Célia Weigert destaca: “em um momento de ataques ao ensino básico, formar professores e professoras com olhares críticos é de extrema necessidade; estreitar as relações com a comunidade, atrair o público que tem o desejo de fazer um curso de licenciatura contribui para melhorar a qualidade do ensino básico.”

Programação Diversificada

A abertura do simpósio contará com a palestra “Os desafios da educação”, ministrada pela Profa. Marilena Rosalen, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O tema abordará as complexidades do cenário educacional atual e os desafios que os futuros educadores enfrentarão.

Ainda na primeira noite, uma mesa-redonda discutirá as “Oportunidades de pesquisa nos laboratórios da universidade”, com a participação de coordenadores dos programas de pós-graduação da UNIFAL-MG. A discussão pretende esclarecer como a pesquisa pode ser uma aliada na formação de licenciados.

No segundo dia do evento, outra mesa-redonda trará discentes que participaram de estágios não-obrigatórios em instituições, como o Projeto Tamar e o Instituto Australis, a fim de compartilharem suas experiências e discutirem a importância dos estágios na formação acadêmica e profissional.

O encerramento, no dia 5 de setembro, será marcado pela palestra “A atuação do licenciado para além do ensino formal”, proferida por Ana Luisa Arantes Chaves, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento concluirá com uma mesa-redonda com egressos do curso, que irão compartilhar sobre a importância da licenciatura na atuação profissional.

Além das palestras e mesas redondas, estarão acontecendo, simultaneamente ao evento, todos os dias, as oficinas: “Conhecendo a biologia forense com a LACFOR”; “Produção de tintas naturais”; “Aquarismo de água doce”; e “Didática digital: integrando tecnologias no ambiente de ensino”.

Podem participar do Simpósio estudantes de todos os cursos da UNIFAL-MG, licenciatura e bacharelado. Para participar, é necessário fazer a inscrição no Controle de Ações de Extensão (CAEX), todas as atividades serão certificadas.

Fonte: UNIFAL-MG

Compartilhar:
Veja mais