• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

UNIFAL oferece curso de preparação para o mercado de trabalho a jovens alfenenses

Projeto de extensão é desenvolvido em parceria com a empresa Grão de Ouro e visa contribuir para a redução das taxas de desemprego juvenil

Foto: UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG abriu inscrições para o novo projeto de extensão “Vocações, profissões e mercado de trabalho”. Realizada em parceria com a empresa Grão de Ouro, a ação visa a capacitação de jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, fornecendo orientações necessárias para que eles alcancem sucesso profissional. As atividades do projeto serão voltadas para jovens de baixa renda, com idade entre 14 e 19 anos, moradores dos bairros alfenenses Recreio Vale do Sol, Jardim São Paulo, Pinheirinho e Residencial Tupã.

Conforme informado pelo organizador do projeto, Prof. Marcelo Lacerda Rezende, do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, a temática principal do projeto é a preparação de jovens para a reflexão em relação à vida profissional e inserção no mercado de trabalho, iniciando pela descoberta de suas vocações até a entrevista de emprego. A gestão do projeto é feita pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Grão de Ouro, composto por Rafaela Pacini, Rosiane Ribeiro Campos e Ana Cristina Esteves Dias de Souza.

As atividades envolvem o desenvolvimento de habilidades profissionais, com cursos de informática e de rotinas administrativas; a orientação vocacional; preparação para entrevistas e processos seletivos e o estabelecimento de conexões profissionais com empresas e pessoas de diversas profissões.

A iniciativa, de acordo com o coordenador, foi inspirada pelo Projeto Transformar, e por diálogos com a comunidade próximo à sede do Grupo do Grão de Ouro, que demonstravam a necessidade de alguma ação para incentivar e auxiliar os jovens no início de sua vida profissional. Também é um anseio antigo do fundador do grupo Grão de Ouro no sentido de contribuir com a geração de emprego e capacitação profissional.

“Esse público apresenta dificuldades relacionadas à falta de experiência, habilidades e orientação adequadas e é fundamental preencher essa lacuna, fornecendo as ferramentas e o apoio necessários para que os jovens se preparem de forma eficaz”, conta o professor Marcelo Rezende. Segundo ele, a proposta busca a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho não apenas com o fornecimento de habilidades técnicas, mas com promoção do autoconhecimento e da independência.

Na opinião do coordenador do projeto, capacitar jovens para o mercado de trabalho não só os beneficia individualmente, mas contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade: “Esperamos contribuir para a redução das taxas de desemprego juvenil, proporcionando aos jovens as habilidades e a confiança necessárias para encontrar e manter empregos significativos.”

A previsão é que o curso inicie em agosto de 2024 com atividades programadas para serem desenvolvidas na Unidade Educacional II da UNIFAL-MG e na empresa Grão de Ouro.

Fonte: UNIFAL-MG