
UNIFAL-MG recebe premiação em Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto
Durante o evento, professores, discentes e egressos do curso de Geografia da Universidade divulgam pesquisas no campo das Geotecnologias
Foto: UNIFAL-MG
Entre os dias 13 e 16 de Abril, ocorreu, em Salvador/BA, a 21ª edição do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). Na ocasião, os professores Marcelo Latuf, Rodrigo Pisani e Diogo Olivetti, do curso de Geografia da UNIFAL-MG, na companhia dos egressos Tayla Parreiras, Carla Mourão, Cassiano Messias, Guilherme Mataveli, Lucas Maure e Guilherme Pinto, apresentaram e tiveram trabalhos premiados.
A pesquisa “Recent Growth rates of secondary forest in the atlantic forest: a comparison by brazilian states”, de autoria de Carla Mourão e Cassiano Messias, egressos da Universidade e atuais pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), reforça a necessidade de implementação de estratégias eficazes de conservação e restauração da Mata Atlântica e foi premiada na categoria de melhor poster. Além disso, o trabalho de Diogo Olivetti, professor visitante da UNIFAL-MG, ficou entre os melhores na apresentação oral.
De acordo com o docente, a premiação é um reconhecimento não apenas da pesquisa, mas também de seu esforço como pesquisador. “O trabalho em questão apresentou as realidades no monitoramento de qualidade da água com drones, os desafios envolvidos e as perspectivas para superá-los. Essa conquista também reforça a produção científica e o renome da UNIFAL-MG no cenário nacional. O objetivo é seguir com estas pesquisas no âmbito de projetos e orientações nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia”, enfatiza.
Além disso, o professor Marcelo Latuf, premiado na edição passada, divulgou pesquisas realizadas no âmbito da graduação e da pós-graduação em Geografia na Universidade. Neste ano, o docente também apresentou trabalho intitulado “Superfícies hídricas no entorno dos eixos de integração do Rio São Francisco e impactos econômicos no PIB municipal”, desenvolvidos pelos discentes do curso de Bacharelado em Geografia Geovana Aparecida dos Santos Pimenta e Nicolas Pereira Machado sob sua orientação.
Fonte: UNIFAL-MG