UNIFAL-MG abre chamada pública para viabilizar ações de enfrentamento da Covid-19
A UNIFAL-MG, por meio da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas- Facepe, publicou uma chamada pública para estabelecer novas parcerias com entidades públicas, empresas e pessoas físicas. O edital, publicado na quinta-feira (8), visa obter recursos financeiros e insumos para subsidiar projetos de pesquisa e de extensão da Universidade, envolvidos diretamente no enfrentamento e prevenção à pandemia de Covid-19. Para participar, as organizações e pessoas físicas devem encaminhar uma proposta de apoio conforme modelo disponível no link: https://bit.ly/3ceFllh.
No edital, a UNIFAL-MG cita alguns materiais que podem ser oferecidos em doação. Alguns, como álcool 70% (líquido ou gel) e sabonete líquido serão envazados para doação ao sistema público de saúde. Outros, como tecido em TNT, elásticos, folhas de acetato serão utilizados para produção de máscaras de proteção em tecido e protetores faciais tipo face shield.
As máscaras de tecido serão produzidas no âmbito do projeto de extensão Máscaras que Abraçam, coordenado pelas professoras Giovana de Fátima Lima Martins, Claudia Torres e Mariane Gonçalves dos Santos, do Instituto de Química da UNIFAL-MG. A ação é desenvolvida com a parceria de costureiras voluntárias da cidade e a produção será revertida para a Santa Casa de Alfenas. “Considerando as dificuldades na compra de EPIs, a máscara de tecido é uma proteção alternativa para os colaboradores da limpeza, atendentes de ala, acompanhantes de crianças e idosos, dentre outros”, explica Giovana Martins.
O edital também prevê doações de matérias-primas para produção de álcool gel nos laboratórios de ensino e pesquisa da UNIFAL-MG. Esses laboratórios atendem as determinações sanitárias e, devido a suspensão do calendário acadêmico, não estão sendo utilizados para aulas. O processo de produção envolve servidores, profissionais terceirizados e estudantes voluntários. A supervisão é realizada pela Farmácia Universitária da UNIFAL-MG.
De acordo com o professor Tiago Marques dos Reis, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e chefe da Farmácia Universitária, desse trabalho, que também envolve docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Química, poderão ser realizados estudos para possíveis melhorias nas formulações. Toda produção de álcool será analisada pelo Núcleo de Controle de Qualidade para certificação da qualidade do produto.