UFLA sedia Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional

Durante 2 dias, foram proferidas palestras com especialistas, além de minicursos, sessões de apresentação de trabalhos e espaços dedicados à troca de experiências.

Foto: Lucas Henrique Teixeira/UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, nos dias 12 e 13 de junho, a segunda edição do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (Ermac), evento científico apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). A iniciativa é organizada por docentes do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET/UFLA), em parceria com professores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Com o objetivo de promover a integração entre pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da indústria, o Ermac propõe discussões sobre os avanços recentes e as aplicações da matemática em diferentes áreas estratégicas, como tecnologia, logística, engenharia e ciência de dados.

Entre os temas abordados, Biomatemática, Códigos Reticulados e Matemática Discreta, Computação Aplicada, Educação Matemática e Ensino de Matemática, Matemática Aplicada em problemas da Engenharia, Matemática Pura, Métodos Estocásticos e Estatísticos, Métodos Numéricos, Machine Learning e Deep Learning e Otimização.

Durante os dois dias de programação, foram proferidas palestras com especialistas, além de minicursos, sessões de apresentação de trabalhos e espaços dedicados à troca de experiências. A palestra de abertura foo proferida pelo professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, da Unicamp, que abordou as contribuições e responsabilidades da matemática na luta contra epideminas e pandemias. 

Um dos diferenciais do evento foi a realização do ERMACquinho, um espaço de divulgação científica voltado para crianças filhas ou acompanhadas por participantes. A atividade incluiu ações lúdicas e interativas com a intenção de despertar o interesse pela matemática e pelas ciências desde a infância, ampliando o caráter formativo e inclusivo do encontro.

Fonte: UFLA

Compartilhar:
Veja mais