UFLA e IF do Mato Grosso firmam parceria para o desenvolvimento de tecnologias 

O objetivo é realizar projetos conjuntos na área agronômica, para contribuir no fortalecimento do Centro de Robótica do IFMT, localizado no Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso. 

Foto: UFLA

Na terça-feira (3/9), foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a assinatura do Protocolo de Intenções entre a UFLA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. O objetivo da parceria é a celebração de projetos conjuntos de pesquisa e inovação tecnológica na área agronômica, que deverão contribuir para o fortalecimento do Centro de Robótica do IFMT, localizado no Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso. 

A cerimônia de assinatura ocorreu na Reitoria da UFLA, com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; do pró-reitor de Pesquisa do IFMT, professor Epaminondas de Matos Magalhães, no ato representando o reitor do IFMT, professor Júlio César dos Santos; do coordenador do Centro de Robótica do IFMT, professor Alexandre dos Santos e do diretor do Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, Rafael Bello Bastos, no ato, representando o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. 

Também participaram da cerimônia o pró-reitor de Pesquisa UFLA, professor Luiz Roberto Batista; o diretor de Inovação e Tecnologia, professor Paulo Henrique Leme; o diretor de Parques Tecnológicos, proferssor Antônio Chalfun Junior; o chefe do Departamento de Entomologia/ESAL/UFLA, professor Ronald Zanetti Bonetti Filho e demais membros da equipe de pesquisa. 

Na oportunidade, o professor Scolforo destacou as possibilidades de expansão da parceria para outras áreas do conhecimento, com a capacidade de a UFLA contribuir tanto na área agronômica como na área de robótica. “Não tenho dúvidas do sucesso desta parceria, no primeiro momento com projeto celebrado com o Departamento de Entomologia, coordenado pelo professor Ronald e sua equipe, pela competência e dedicação extraordinárias. Temos interesse em expandir essa parceria que todos têm a ganhar, nós vamos ensinar e aprender juntos”, pontuou.  

“Em reunião com o governador do Estado, ele sugeriu que procurássemos os melhores”, considerou Rafael Bastos, ao relatar a missão de celebrar parcerias com instituições de referência em diferentes áreas do conhecimento para a consolidação do primeiro Parque Tecnológico do Mato Grosso. 

O professor Alexandre dos Santos, que é egresso do curso de Engenharia Florestal, mestre e doutor pela UFLA, destacou a importância da parceria para amparar os projetos do Centro de Robótica voltados para tecnologia e agricultura de precisão, juntamente com outras instituições da Noruega e Portugal que já fazem parte do projeto. O acordo com a UFLA vai possibilitar, segundo ele, além das pesquisas, parcerias para a capacitação e treinamentos.   

O pró-reitor do IFMT, Epaminondas Magalhães, considerou que a parceria nasce de um projeto de desenvolvimento que vem sendo desenhado entre o IFTM e o Governo do Mato Grosso, considerando a experiência da UFLA e sua tradição em ciência e tecnologia, além de muitos servidores serem egressos da Universidade. 

Fonte: UFLA

Compartilhar:
Veja mais