UFLA comemora 10 anos do curso de Engenharia em evento na Semana de Ciência, Cultura e Arte
Projeto de criação de novos cursos teve início em 2013, e segue em constante expansão, agora também com o curso de Engenharia Agrícola, e o modelo de Bacharelado em Inovação, Ciência e Tecnologia
Foto: UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) celebrou os 10 anos da criação dos novos cursos de Engenharia no Câmpus Lavras – Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia Química – com evento simbólico na programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que marca os 116 anos da Instituição. O encontro ocorreu no Centro de Convivência, com a participação da comunidade universitária e representantes da Escola de Engenharia (EENG/UFLA), reconhecida pela excelência na formação de profissionais e pelo avanço científico e tecnológico no Brasil.
Desde a inauguração dos novos cursos, em 2014, a Escola de Engenharia tem sido um espaço de inovação e pesquisa, preparando engenheiros e engenheiras para os desafios do mercado, com atuação no mercado nacional e internacional. O projeto de criação de novos cursos teve início em 2013, e segue em constante expansão, agora também com o curso de Engenharia Agrícola, tradicional na UFLA, e o modelo de Bacharelado em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT), que substituiu o sistema da Área Básica de Ingresso (ABI).
Presente no evento, o vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa, destacou que este é momento de celebrar os cursos que completam uma década de sucesso, lembrando que a trajetória foi marcada por muito trabalho, dificuldades, mas também muitas conquistas. Para o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura (Praeec), professor Carlos Eduardo Silva Volpato, esses cursos contribuíram para a UFLA ser reconhecida também pela formação em novas Engenharias, somando-se à excelência dos cursos de agrárias tradicionais da Instituição.
Também fizeram pronunciamentos os coordenadores dos cursos: Engenharia Civil, professor Rodrigo Allan Pereira; Engenharia Mecânica, professor Maurício Francisco Caliri Júnior; Engenharia Química, professor Luciano Jacob Correa; Engenharia de Materiais, professor Leonardo Sant’Ana Gallo; o chefe do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, professor Rafael Farinassi; chefe do Departamento de Engenharia, professor Francisco Scinocca e o diretor da EENG, professor Giovanni Francisco Rabelo. De forma geral, eles destacaram a importância dos cursos para a formação qualificada de mais de 600 profissionais, a relevância da atuação desses egressos como embaixadores da UFLA na sociedade e da evolução dos cursos ao longo de toda a trajetória.
Em nome dos egressos, o ex-aluno do curso de Engenharia Civil Bruno Marani Siciliano destacou a qualidade do curso, com projetos multidisciplinares e atividades imersivas e complementares, que contribuem para uma formação qualificada e diferenciada no mercado de trabalho. “Ver o reconhecimento do curso hoje, mesmo nas metrópoles, é muito gratificante. A UFLA hoje, para as grandes empresas, não é mais referência apenas na área de agrárias, mas também como uma grande referência em Engenharia e isso é graças a cada professor, cada funcionário e alunos que passou por aqui”, concluiu.
Uma trajetória de sucesso
A celebração dos 10 anos dos cursos de Engenharia da UFLA é um marco importante para a instituição, que já formou 924 engenheiros e engenheiras, sendo 445 em Engenharia Civil, 193 em Engenharia Mecânica, 236 em Engenharia Química e 50 em Engenharia de Materiais. A Escola de Engenharia segue inovando e consolidando-se como referência no cenário nacional, comprometida com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios do futuro.
Fonte: UFLA