• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Receita Federal e Centro Universitário de Itajubá – FEPI inauguram Núcleo de Apoio Fiscal – NAF em Itajubá

O Naf oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas, microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos.

Foto: CSul.

No dia 7 de fevereiro, a Receita Federal e o Centro Universitário de Itajubá – FEPI inauguram o NAF em Itajubá. A inauguração acontece às 10h na sede do FEPI, Av. Doutor Antônio Braga Filho, 687 em Itajubá.

Estarão presentes na cerimônia de inauguração o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, o chefe da agência da Receita Federal em Itajubá analista tributário Sérgio Antônio da Silva além de representantes da FEPI e autoridades municipais.

O delegado da Receita Federal Eduardo Antônio Costa ressalta a importância na inauguração do NAF “O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Receita Federal e o Centro Universitário de Itajubá- FEPI vai propiciar aos alunos e professores o acesso a uma qualificação profissional diferenciada, através de treinamentos presenciais e à distância ofertados pelos instrutores da própria Receita Federal. Assim, estes alunos poderão realizar atendimentos à população carente e ao microempreendedor individual (MEI), visando colocar em prática, em prol da sociedade, o conhecimento adquirido. Reforçamos que o principal objetivo do NAF é contribuir para a melhor formação do acadêmico e prover a comunidade um atendimento na área tributária, fiscal e, também, no comércio internacional no caso específico do Microempreendedor Individual (MEI). Por isso, é necessário alinhar teoria e prática na formação profissional, buscando sempre capacitar este aluno para o mercado de trabalho”.

“Estamos muito felizes com esta nova parceira da Receita Federal em Itajubá, a FEPI. Essa iniciativa de aceitar implantar o NAF em suas instalações, é de fundamental importância. Permite à Instituição ampliar sua visibilidade junto à sociedade, aos alunos terem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre os diversos serviços da Receita Federal, exercendo a empatia frente aos anseios da população Itajubense e a RFB, ampliar a disseminação da Cidadania Fiscal junto à sociedade” complementa o chefe da agência da Receita Federal em Itajubá, analista tributário Sérgio Antônio da Silva.

O Reitor do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, professor Erwin Rolf Mádisson Junior acredita que a parceria da FEPI com a Receita Federal contribuirá para aprimorar a formação dos alunos, além de melhorar a vida dos cidadãos. “Em uma democracia temos que ter direitos e deveres. E auxiliar quem tem menos conhecimento a cumprir com seus deveres é importantíssimo na formação cidadã. Além disso, devemos disponibilizar ferramentas para novos empreendedores, principalmente na área de importação e exportação, um dos objetivos do NAF. Portanto, o Centro Universitário de Itajubá – FEPI acredita que essa parceria pode representar uma mudança na área de novos negócios na região além de contribuir para a cidadania.”

O Centro Universitário de Itajubá – FEPI, cuja missão é “contribuir para o desenvolvimento educacional, sociocultural e econômico, em âmbito regional, estadual e nacional”, viabilizará o capital humano necessário para que todos os objetivos deste Núcleo sejam alcançados, bem como disponibilizará um espaço em suas instalações onde os alunos, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, possam prestar atendimento à sociedade.

Sobre o NAF

O Núcleo de Apoio Fiscal – NAF – é uma parceria da Receita Federal com as Instituições de Ensino Superior. O objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para a pessoas físicas de baixa renda, para microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos. Por meio da cooperação mútua, os futuros profissionais são qualificados e os contribuintes têm acesso aos serviços fiscais. Além de desenvolver a moral tributária e a cidadania. O acordo é também importante elemento da prática profissional para os alunos de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Relações internacionais, Ciências Econômicas e Comércio exterior.

O NAF do FEPI atuará na área tributária e fiscal e também em atividades de Comércio Exterior.

Fonte: Receita Federal.