• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Projeto leva teatro sobre inclusão e acessibilidade a estudantes, em Pouso Alegre

Espetáculo é dirigido por Rafael Magaldi e executado com a utilização de cinco bonecos e um ator. 

Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre.

Uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e a empresa Projetos Educacionais Criando um Mundo, com o patrocínio da Unilever, levam às escolas, entre essa segunda-feira (3) e a próxima terça-feira (11), a peça teatral “Um Pequeno Príncipe, uma grande diferença” que ensina as crianças, de forma lúdica e ilustrativa, como se relacionar e se comunicar de maneira assertiva com a Pessoa com Deficiência. 

“Na rede pública, nós temos diversos alunos de inclusão que estão participando de todos os segmentos, e o texto do teatro trata sobre essas diversas deficiências. Para as crianças, é muito importante que reconheçam desde cedo o colega como igual, que pode estar em todos os lugares junto a eles”, reflete a Coordenadora de Inclusão da SMEC, Regina Itália Dias Pereira.Ao todo, sete escolas de Pouso Alegre, mais de 7 mil alunos, estão se divertindo e aprendendo com o teatro, que se transformou em uma extensão dos trabalhos realizados dentro das salas de aula. 

“Faz parte da vivência escolar trabalhar a inclusão social. No mês de setembro, por exemplo, falamos sobre o Setembro Verde, que é considerado o mês da pessoa com deficiência. Nós realizamos diversos trabalhos para falar e explicar os direitos e todo contexto que envolve o tema “, pontua a coordenadora. 

Para garantir o direito à educação para todos, a Prefeitura disponibiliza profissionais de apoio escolar. Ao todo, são cerca de 132 profissionais de apoio e uma média de 400 alunos atendidos por eles.  

Teatro 

É a história de PETER, um menino de 10 anos, que vive só em um Planeta de Gelo. Ele tem uma missão: descobrir a diferença entre o mundo dele e os outros mundos. Nessa verdadeira aventura, Peter recebe a ajuda de um Boneco de Neve que o ensina como conhecer seus novos amigos: Oliver (deficiente visual), Rei Meritório (deficiente físico), Giglio (deficiente auditivo) e Beni (deficiente intelectual). 

Cada um dos personagens acaba por ensinar ao Peter uma nova e diferente forma de ajudar as pessoas com deficiência. No texto também são trabalhados conceitos como amizade, respeito, igualdade, educação e diversidade (pcd). 

O espetáculo é dirigido por Rafael Magaldi e executado com a utilização de cinco bonecos e um ator. 

Todos os alunos recebem uma revista educativa para colorir com os personagens, onde é reforçado como se relacionar e se comunicar com uma pessoa com deficiência.

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre.