• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Programa Saúde Itinerante do Sistema Faemg Senar realiza mais de 370 exames em Candeias

Durante os dois dias de atendimento, 100 mulheres foram beneficiadas com exames de mamografia

Foto: Sistema Faemg Senar

O produtor rural Wilson Moreira Cordeiro, da comunidade rural Chapadão, em Candeias, estava há alguns anos sem realizar o exame preventivo de câncer de pele, muito necessário devido ao histórico familiar da doença, e que, infelizmente, matou sua mãe. Antes, ele precisava se deslocar até Formiga, uma cidade que fica a uma hora de distância de sua propriedade, para realizar o exame. Graças ao Sistema Faemg Senar, por meio do Programa Saúde Itinerante, ele conseguiu realizar o exame pela primeira vez, em Candeias, e de forma gratuita. “Para nós, produtores, sair da propriedade e ficar praticamente um dia longe de casa é complicado. Realizar aqui, do lado de casa, é uma conquista. Agradeço ao Sistema Faemg Senar e ao sindicato de produtores rurais por isso”, afirmou Wilson.

O caminhão da saúde, uma iniciativa do Programa Saúde Itinerante do Sistema Faemg Senar em parceria com o Hospital de Amor, referência nacional em tratamento oncológico, continua percorrendo Minas Gerais. Desta vez, o veículo, equipado com tecnologia médica avançada e profissionais especializados, parou em Candeias e realizou 372 exames preventivos para câncer de mama, colo do útero, próstata e câncer de pele. A iniciativa conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Candeias e prefeitura local.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, destaca a importância do Programa Saúde Itinerante em cada cidade que visita, proporcionando aos produtores e trabalhadores rurais a oportunidade de cuidar da saúde. “Em Candeias, tivemos uma excelente participação de produtores e produtoras rurais. Estamos preocupados com as questões profissionais do nosso setor, mas também com a saúde e bem-estar das pessoas ligadas ao meio rural”, explicou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Candeias, Benício Bernardino de Sena, reforça que a ação está alinhada com o objetivo do Sindicato de cuidar da comunidade rural. “Essa parceria com o Sistema Faemg Senar é fundamental, pois estamos ampliando o acesso da população rural aos serviços de saúde preventiva, o que tem sido muito bem aceito por todos os produtores e pela comunidade,” afirmou.

Cuidado e prevenção com a comunidade rural

Durante os dois dias de atendimento, 100 mulheres foram beneficiadas com exames de mamografia, essenciais para a prevenção do câncer de mama. Entre elas estava Eliana Aparecida da Silva, trabalhadora rural da comunidade Córrego do Cavalo. “Nós, que trabalhamos na roça, ficamos felizes em saber que estão fazendo isso por nós. Fui muito bem atendida, me trataram com carinho e só tenho a agradecer”, comentou Eliana.

Além disso, foram realizados cerca de 52 exames de PSA, importantes para a prevenção do câncer de próstata, 162 exames para detecção de câncer de pele e 58 exames preventivos de Papanicolau.

Com o apoio da prefeitura, os participantes tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, com resultados disponíveis em apenas 20 minutos. Além disso, foi possível aferir a pressão arterial e medir a glicose.

A estagiária de medicina do posto Triângulo Parmalat, da prefeitura, destaca a importância da iniciativa para reduzir a demanda nos atendimentos do SUS e facilitar o acesso daqueles que precisam iniciar um tratamento específico. “Além de acelerar o atendimento, é uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância de realizar esses exames preventivos”, explicou.

O caminhão da saúde continuará percorrendo todas as regiões do Sistema Faemg Senar até o final do ano. A próxima parada será na regional de Sete Lagoas.

Confira a programação completa:

• 8 e 9/7 – São Gonçalo do Pará
• 11 e 12/7 – Itaúna
• 28 e 29/10 – Guaxupé
• 31/10 e 1/11 – Areado
• 4 e 5/11 – Lagoa Grande
• 7 e 8/11 – Iraí de Minas
• 11 e 12/11 – Brasília de Minas
• 13 e 14/11 – Luislândia
• 18 e 19/11 – Ubá
• 21 e 22/11 – Piraúba

Fonte: Sistema Faemg Senar