• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Professor canadense organiza visita de estudantes e futuras colaborações com a UFLA

O professor estava acompanhado da doutoranda Sheila Andrade, brasileira que cursa o doutoramento no Canadá sob sua orientação.

Foto: UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita do professor Randy Kutcher, da Faculdade de Agricultura da Universidade de Saskatchewan – USask, Canadá, para conhecer o câmpus, os professores e identificar áreas comuns de ensino e pesquisa. O professor estava acompanhado da doutoranda Sheila Andrade, brasileira que cursa o doutoramento no Canadá sob sua orientação. A visita foi organizada pela professora Patrícia Duarte Paiva, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA).    

O objetivo da visita foi explorar as possibilidades de colaboração com os docentes da UFLA para a prospecção de acordos futuros. A primeira ação planejada será a visita de 12 estudantes do curso de graduação em Agricultura da Universidade de Saskatchewan, em fevereiro de 2025. Os estudantes da USask farão uma excursão por várias regiões agrícolas de Minas Gerais e deverão passar dois dias na UFLA. 

“Esta será uma oportunidade para os estudantes da UFLA e da USask interagirem, discutirem a agricultura praticada em seus respectivos países e visitarem áreas de pesquisa de campo, além de fazendas e empresas da região”, considerou o professor visitante, destacando: “ficamos impressionados com a amplitude e a profundidade da pesquisa e ensino das ciências agrárias na UFLA”. 

A visita do grupo de estudantes faz parte de um projeto do governo do Canadá, que incentiva os universitários a terem experiências no exterior para conhecerem novas culturas e aprofundarem o conhecimento em áreas específicas, como a Agricultura.

Os visitantes também participaram de reunião de apresentação na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), sendo recebidos pelo diretor, professor Flávio Medeiros. 

UFLA no mundo

O professor Kutcher teve conhecimento da UFLA a partir de uma colega de trabalho, a professora Karen Tanino, que participa da mesma sociedade científica internacional da qual a professora Patrícia Paiva é membro e vice-presidente (International Society for Horticultural Science – ISHS). Durante uma reunião no Japão, houve o contato e conhecimento do programa canadense de visitas estudantis e as tratativas deram frutos.  

A visita na UFLA incluiu o Departamento de Agricultura (DAG), com a apresentação da professora Fernanda Medeiros e de outros docentes do departamento. Ainda no DAG eles conheceram os setores de Sementes, Plantas Ornamentais, Agroecologia, Biodiesel, Olericultura, Fruticultura e Cafeicultura, com direito a degustação de café barsileiro produzido na Universidade. A visita também ocorreu no Departamento de Biologia (DBI), Departamento de Zootecnia (DZO) e Departamento de Educação Física (DEF), que deverão fazer parte do circuito de atividades do grupo de estudantes no próximo ano. 

A programação incluiu ainda uma visita à Fazenda Palmital, onde conheceram as novas instalações do Centro de Ensino Pesquisa e Extensão em Bovinocultura Leiteira (Cepe/Leite), única instituição pública a ter o sistema robotizado de ordenha no País, estrutura que alia tecnologia e investimento em bem-estar animal.  

Para a professora Patrícia Paiva, receber visitantes estrangeiros faz parte das atribuições da atividade acadêmica e do processo de internacionalização da UFLA. “Estes contatos muitas vezes originam de atividades anteriores e isto é fundamental para se estabelecer novas redes de colaboração, as quais nos trazem grandes contribuições”, enfatizou. A professora considerou ainda os impactos da visita no processo de internacionalização, com a ampliação das oportunidades de intercâmbio, difusão das atividades da UFLA e também de trocas de experiências entre as instituições.

Fonte: UFLA