• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura realiza ação de conscientização de inclusão das pessoas com deficiência, em Pouso Alegre

Ação será realizada no próximo sábado (17), das 8h30 às 12h em parceria com diversas instituições e órgãos públicos. 

Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, irá levar para a Praça Senador José Bento, uma programação recheada de atividades que visam reforçar a luta pela inclusão social das pessoas com deficiência. A ação será realizada no próximo sábado (17), das 8h30 às 12h em parceria com diversas instituições e órgãos públicos. 

“O setembro verde é considerado o de campanha da inclusão social das pessoas com deficiência, data em que buscamos ressaltar na sociedade esse importante tema. O município desenvolve ações contínuas, durante todo o ano, de inclusão social das pessoas com deficiência utilizando o Plano Municipal de Assistência Social, o PMAS, e projetos socioassistenciais voltadas a esse público. Nós temos ações de proteção básica, social especial de média e alta complexidade e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre outros”, pontua a Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento. 

A Secretária diz ainda que “essas são algumas das ações voltadas para as pessoas com deficiência e que para termos uma sociedade inclusiva, devemos atuar como agentes de mudança, e que as ações de conscientização da população viabiliza o acesso aos serviços públicos como garantia de direito”. 

Programação 

8h30: Abertura

9h: Apresentação APAE

9h30: Apresentação AVIDA

10h: Apresentação Instituto Filippo Smaldone

10h30: Apresentação Grupo de PcD do CRAS

11h: Apresentação Grupo de PcD do CRAS

11h30: Encerramento das apresentações 

Conheça mais sobre a Proteção Social Básica 

Programa Criança Feliz: realiza atendimento a primeira infância com prioridade as crianças de 0 a 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/PcD). 

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): realiza atendimento/acompanhamento em domicílio para pessoas que por algum motivo não consegue comparecer a unidade. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: por meio de grupos que estimulam o convívio social e familiar, oficinas que possibilita desenvolver sentimento de pertencimento e de identidade, além de incentivar, a construção de novos projetos de vida, estimulando habilidades, melhorando a autonomia e a qualidade de vida da pessoa com deficiência, para compartilhar troca de experiência a socialização e a convivência comunitária e a promoção de potencialidades. 

Cadastro Único: viabiliza o acesso ou a permanência aos programas de transferência de renda inclusive o Beneficio de Prestação Continuada (BPC/PcD), conforme parceria entre a politica pública de assistência social e previdência social. 

ACESSUAS Trabalho: realiza articulação, mobilização, oficinas para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e em parceria com as instituições públicas e privadas encaminham os currículos e viabiliza o reenchimento das vagas destinadas aos PCD; 

Conheça mais sobre a Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): realiza atendimento/acompanhamento das pessoas que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, negligencia maus tratos físico e/ou psíquico etc. Desenvolve ações junto às famílias na perspectiva de potencializar e fortalecer a função protetiva, buscando a superação da demanda apresentada. 

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA): acolhe criança/adolescente na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos, que foram afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva em função do abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram se temporariamente impossibilitados de cumprir com sua função de cuidado e proteção. 

Residência Inclusiva: serviço de Acolhimento Institucional destinado às pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e principalmente aquelas que tiveram seus direitos violados.

Instituição de Longa Permanência (ILPI): serviço de acolhimento institucional destinado às pessoas com idade a partir de 60 anos, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e principalmente aquelas que tiveram seus direitos violados.  

Conheça mais sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência 

Órgão de participação democrática que reúne representantes da população, sociedade civil e poder público. 

Como utilizar o serviço 

Os interessados devem procurar os equipamentos socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social mais próximo do seu bairro: 

ACESSUAS Trabalho: Rua Dr. Jorge Beltrão n° 147, Centro

CRAS Central: Av. Pinto Cobra (perimetral) n° 2.015, Centro

CRAS Sudeste: Av. Ver. Antônio da Costa Rios n° 861, São Geraldo

CRAS Sudoeste: Rua Três Corações n° 129, São João

CRAS Nordeste: Rua Maria José Soares Domingues n° 32, Faisqueira

CRAS Sul: Rua Dulce Pires Beltrão n° 148, São Cristóvão

CRAS Cidade Jardim: Av. Camilo de Barros Laraia n° 480, Cidade Jardim

CREAS: Av. Pinto Cobra (rua projetada) n° 2.085, Centro

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre.