Pouso Alegre forma 180 Brigadistas Escolares e amplia segurança nas escolas

Formação de brigadistas avança rumo à meta de atender todas as escolas da rede até o final de 2025

Foto: Prefeitura de Pouso Alegre

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Administração e Gestão de Pessoas, em parceria com a 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, está promovendo o curso de formação de brigadistas orgânicos para profissionais da rede municipal de ensino.

Até o momento, já foram realizadas 12 formações, com a capacitação de aproximadamente 180 brigadistas orgânicos. A formação mais recente, que aconteceu ontem (16), foi realizada na sede da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, em Pouso Alegre, com acompanhamento técnico da corporação, e novas turmas já estão previstas para os próximos meses.

O brigadista orgânico é um profissional treinado para atuar em situações de emergência, como princípios de incêndio e primeiros socorros, prestando o primeiro atendimento até a chegada de equipes especializadas. Esse profissional também atua em procedimentos de evacuação e controle de pânico, sendo peça fundamental em situações que exigem ação rápida e segura.

Durante o curso, os participantes recebem orientações práticas e teóricas sobre combate a incêndios e primeiros socorros.

“Os profissionais aprendem a agir com rapidez e segurança em situações de emergência. O curso ensina desde o uso correto de extintores até manobras de primeiros socorros que podem salvar vidas em casos de acidentes nas escolas”, explicou o aspirante do Corpo de Bombeiros Douglas Marçal.

“Ter um brigadista preparado dentro da escola é uma segurança a mais para alunos, professores e toda a comunidade escolar. Além disso, essa capacitação é um passo importante para que nossas escolas estejam em conformidade com as exigências legais, como a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Suelene Marcondes.

O curso faz parte de um planejamento que prevê, até o final de 2025, a capacitação de brigadistas em 100% das escolas da rede municipal. O objetivo é que cada unidade de ensino tenha profissionais prontos para oferecer o primeiro atendimento em caso de emergência e garantir a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento fundamental para o funcionamento regular e seguro das instituições.

Com a iniciativa, Pouso Alegre avança no compromisso com a segurança, a prevenção e o cuidado dentro do ambiente escolar, promovendo uma educação com responsabilidade e proteção para todos.

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre

Compartilhar:
Veja mais