• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Poços de Caldas sedia II Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil, no dia 7 de junho

O evento visa fomentar o debate, promover a conscientização e desenvolver ações concretas que possam ser implementadas em diferentes esferas da sociedade.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Na sexta-feira, 7 de junho, a partir das 13h, no Auditório II da PUC MINAS – Campus Poços de Caldas, o programa AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil), executado pela APHAS -Associação de Promoção Humana e Ação Social, em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, promoverá um seminário de grande relevância para a comunidade local.

O evento visa fomentar o debate, promover a conscientização e desenvolver ações concretas que possam ser implementadas em diferentes esferas da sociedade. Para isso, contará com a presença de profissionais e especialistas na área, que proporcionarão uma reflexão aprofundada sobre as estratégias de combate ao trabalho infantil.

O seminário é uma oportunidade para que os atores da rede de proteção, profissionais das áreas de direito, serviço social e psicologia, acadêmicos e todos os interessados contribuam para a erradicação do trabalho infantil e para a inserção segura dos adolescentes no mercado de trabalho.

Entre as presenças confirmadas, destacam-se: Eliane Nogueira, Juíza do Trabalho e Professora do “Núcleo Especializado em Estudos sobre Trabalho Infantil” da UNESP Franca/SP; Andreia Inocêncio, supervisora regional do “Centro de Integração Empresa – Escola” e participante ativa do “Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”; e Vanessa Tristão, mestra em Serviço Social, presidenta do CMDCA – Franca/SP e participante do “Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”.

“Garantir a proteção integral de nossos jovens é um dever de todos e iniciativas como esta são fundamentais para avançarmos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária. Não perca essa oportunidade de se engajar e fazer a diferença”, destaca a coordenadora do AEPETI, Isabela Maria Vieira de Souza Pereira.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário disponível no link https://forms.gle/UPTBGT3LhHCcQurQ7. Serão disponibilizados certificados de participação.

História
O primeiro Seminário de Erradicação de Trabalho Infantil ocorreu há 8 anos, organizado pela APHAs e Secretaria Municipal de Promoção Social, através do PETI. O serviço foi realizado entre os anos de 2013 e 2015 e tinha como prioridade o diagnóstico dos casos de trabalho infantil na cidade.

Agora, a mesma instituição APHAS, também em parceria com a Prefeitura, atua desde junho de 2023 com a proposta de erradicar o trabalho infantil através de ações estratégias. O foco não está somente na identificação, mas na intervenção, através de encaminhamentos para atividades educacionais, esportivas e culturais, que oferecem alternativas ao trabalho infantil e promovem o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, bem como aos seus responsáveis e parentes, já que também são ofertadas oportunidades a todos da família interessados.

O AEPETI também realiza encaminhamentos a cursos técnicos e de qualificação profissional aos jovens maiores de 14 anos, ampliando as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e facilitando a inserção no mercado de trabalho de forma segura.

Serviço
O QUÊ: II Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil de Poços de Caldas
QUANDO: 07/06/2024, das 13h às 17h
ONDE: Auditório II da PUC MINAS, Av. Padre Cletus Francis Cox, 1661 – Jardim Country Club, Poços de Caldas – MG, 37714-620.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas