
Poços de Caldas reduz fila de espera com Mutirão de otorrinolaringologia
Desde o início dos mutirões, mais de 220 crianças já foram atendidas.
Foto: Prefeitura de Poços de Caldas
A Prefeitura de Poços de Caldas, em parceria com a Santa Casa e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma edição do mutirão de otorrinolaringologia no último fim de semana. A ação foi possível graças à parceria firmada entre o Município e o hospital.
Ao todo, 48 crianças de 0 a 10 anos foram beneficiadas. Desses atendimentos, 33 ocorreram no sábado e 15 no domingo, com a realização de cirurgias de média complexidade.
Com essa ação, a Prefeitura praticamente zerou a fila de espera para cirurgias otorrinolaringológicas em crianças menores de 10 anos, passando agora a atender pacientes de outras faixas etárias. Desde o início dos mutirões, mais de 220 crianças já foram atendidas.
Os principais problemas que levam os pequenos pacientes à cirurgia incluem:
- Otites (inflamações no ouvido, comuns em crianças);
- Sinusites (infecções dos seios nasais);
- Dificuldades auditivas (perda ou redução da audição);
- Obstruções nasais (como desvio de septo ou hipertrofia de adenoide).
A parceria entre a Secretaria de Saúde e a Santa Casa tem garantido um atendimento rápido, seguro e especializado. De janeiro a abril de 2025, o hospital registrou mais de 18 mil consultas médicas, 6 mil pequenos procedimentos ambulatoriais e milhares de exames, incluindo raios X, tomografias e ultrassonografias.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas