• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Poços de Caldas participa da 16ª edição da primavera dos museus com a exposição “Sesmarias nas Caldas – em tempos de independência”

Embora a cidade tenha nascido oficialmente em 1872, ou seja, 50 anos depois da proclamação da independência de Portugal, já ensaiava antes a sua história.

Foto: Divulgação Prefeitura de Poços de Caldas.

“Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a 16ª edição da Primavera dos Museus, temporada anual de eventos em todo o país, que tem início nesta segunda-feira (19) e segue até 25/09. Em Poços de Caldas, o Museu Histórico e Geográfico preparou a exposição “Sesmarias nas Caldas – Em tempos de Independência”, que pode ser visitada a partir desta terça-feira (20).

A exposição “Sesmarias nas Caldas – Em tempos de Independência” propõe um olhar diferente sobre a história, por meio de registros como as cópias das cartas de concessão das Sesmarias à família Junqueira, esculturas, tapeçarias, medalhas, moedas, notas, quadros, dentre outras peças que representam o período.

Embora a cidade tenha nascido oficialmente em 1872, ou seja, 50 anos depois da proclamação da independência de Portugal, já ensaiava antes a sua história. Em 1786, aparecem as primeiras notícias sobre “uns olhos d´água que servem de Caldas nos arredores da Cascata das Antas”.

Depois, vieram as sesmarias requeridas por Joaquim Bernardes da Costa Junqueira, filho de um fazendeiro de Conceição do Rio Verde, que fundou a Fazenda Barreiro, primeiro centro habitado na região das fontes hidrotermais, a abolição da escravatura, a independência de Caldas e tantos outros acontecimentos.

“É hora de relembrar a partir de imagens e vestígios preservados em museus, que nos permitem conhecer aquele passado e construir outros olhares sobre tal fato histórico. Pela diversidade cultural e a pluralidade de experiências que o tema propicia é possível também identificar e resgatar, neste momento, os personagens, memórias, contextos e histórias contadas ou não, que merecem ser conhecidas e lembradas. Nosso desafio é inserir os primórdios de Poços de Caldas neste contexto, no ano em que a cidade celebra seus 150 anos de fundação”, destaca a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Marina Andrade.

A exposição tem curadoria de Antonio Carlos Rodrigues Lorette, apoio técnico de Abel Barzagli, Ágatta Morganna e dos estagiários Benedito Cézar, Daize Fraziele, Iuri Biagioni, Letícia Luvizotti e Marcelo Eduardo, sob a coordenação de Marina Andrade.

A mostra “Sesmarias nas Caldas – Em tempos de Independência”, fica em cartaz no Museu Histórico e Geográfico até 16 de outubro e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 16h; aos sábados, das 14h às 17h; e aos domingos, das 10h às 14h.

Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma temporada anual de eventos, realizada em setembro, em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país, promovem atividades em torno de um mesmo tema.

Este ano, o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Realizada de 19 a 25 de setembro, a 16ª Primavera dos Museus contará com um total de 777 museus participantes e 2.285 eventos programados em todo o país, com atividades como exposições, shows, apresentações teatrais, seminários e visitas mediadas, entre outras.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas.