Poços de Caldas intensifica combate à febre amarela com ações emergenciais

Entre crianças menores de um ano, a taxa de imunização é de 79,79%, enquanto o objetivo é atingir 95% da população entre 9 meses e 59 anos.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas segue mobilizada no combate à Febre Amarela, reforçando as medidas para a criação de uma frente ampliada para a vacinação após a confirmação da morte de um primata não humano infectado pelo vírus na cidade em janeiro deste ano. Apesar dos esforços, a cobertura vacinal no município ainda está abaixo da meta exigida pelo Ministério da Saúde. Entre crianças menores de um ano, a taxa de imunização é de 79,79%, enquanto o objetivo é atingir 95% da população entre 9 meses e 59 anos.

Como parte das medidas preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma campanha de conscientização e intensificou a vacinação, que é a principal forma de proteção contra a febre amarela. Além das ações educativas, será realizado um Dia “D “, que irá acontecer na próxima semana, onde serão reunidos os profissionais de saúde para falar sobre os trabalhos de combate à doença.

Outra medida importante é o trabalho das equipes de Saúde da Família, agentes comunitários de saúde, de endemia e enfermagem estão realizando a busca de não vacinados.

A Vigilância Ambiental já realizou o mapeamento da mata onde foi encontrado o primata e intensificou o monitoramento de macacos na região.

A Prefeitura reforça ainda a importância de outras medidas preventivas, como o uso de repelente e roupas adequadas para evitar picadas do mosquito transmissor e a eliminação de possíveis criadouros do transmissor, incluindo o Aedes Aegypti, potencial transmissor no ciclo urbano.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Compartilhar:
Veja mais