Participantes de projeto social em Alfenas recebem uniformes 

Iniciativa é fruto de parceria entre Ajudôu e Cemig, que beneficia 200 crianças com aulas gratuitas de judô e vôlei

Foto: Cemig

Em uma iniciativa que une esporte e educação, o projeto “Ajudôu III” realizou, nesta quinta-feira, 12 de junho, cerimônia de entrega de uniformes aos alunos e usuários incluídos no projeto. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Alfenas.  

Executado pelo Ajudôu com o patrocínio da Cemig, o projeto oferece aulas gratuitas de judô e vôlei para 100 crianças do município de Alfenas, proporcionando acesso ao esporte em diferentes regiões da cidade: as aulas de vôlei acontecem no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves e na Quadra Coberta do bairro Pinheirinho. Já os treinos de judô são realizados no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. O valor total aportado pela Cemig neste projeto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, é de R$ 300 mil. Desde 2020, a companhia já destinou mais de R$ 6,5 milhões para projetos esportivos na região Sul de Minas.

Para a Diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, patrocinar iniciativas como essa reforça o compromisso da empresa em fazer a diferença na vida das pessoas, uma vez que, para a comunidade, os projetos esportivos são uma oportunidade de resgate social e cidadania. “Anualmente, a Cemig lança edital de chamada pública para selecionar projetos que promovam a prática de esportes. Nos últimos 6 anos, a Cemig destinou cerca de 50 milhões de reais para projetos esportivos, impactando positivamente a vida de milhares de crianças e adolescentes, em várias regiões de Minas Gerais. ” – afirma. 

Através deste projeto, crianças e adolescentes de Alfenas têm a chance de desenvolver habilidades esportivas, além de valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito mútuo. O projeto tem como objetivo promover a inclusão social por meio de atividades esportivas gratuitas, realizadas duas vezes por semana, durante 12 meses. 

Segundo Júlio César Lana Jaques, fundador e Diretor Executivo do Ajudôu, a iniciativa é mais do que uma oportunidade de praticar esporte. “É um projeto que visa transformar vidas, fornecendo não apenas habilidades esportivas, mas também valores fundamentais para o futuro das crianças”.

Uma das características marcantes do projeto é o fornecimento de uniformes completos para todos os participantes. Os judocas recebem quimonos novos, camisas, chinelos e squeezes, enquanto os alunos de vôlei ganham tênis, meiões, shorts, camisetas e squeezes. Júlio César ressalta a importância dos uniformes, afirmando que eles não são apenas vestimentas, mas sim símbolos de igualdade e inclusão dentro do projeto. “Esses uniformes não apenas promovem a identidade e o senso de pertencimento dos alunos, mas também garantem a segurança e a equidade dentro do projeto. Neste contexto, o patrocínio da Cemig é fundamental”.

Júlio César destaca, ainda, que o evento realizado para a entrega dos uniformes não apenas marca o início de uma nova etapa para os participantes, mas também simboliza o compromisso do projeto em promover oportunidades de desenvolvimento e inclusão através do esporte.  

Edital aberto

Para cumprir o importante papel social de incentivadora do esporte, a Cemig realiza chamadas públicas visando selecionar os projetos que estão alinhados aos seus objetivos, voltados à prática de diversas modalidades esportivas (futebol, handebol, judô, taekwondo, natação, ginástica, skate, iniciação esportiva etc.).  

O edital de chamada pública para captação de recursos para projetos esportivos está aberto. Os projetos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte, que estejam direcionados à transformação e ao impacto social duradouro para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades, além daqueles dedicados à formação para o exercício da cidadania e à prática do lazer, podem se inscrever no edital da Cemig. São classificados projetos a serem executados em Minas Gerais, local de atuação da Companhia.

As inscrições ficarão abertas até as 18h do dia 11/07/2025. A inscrição é gratuita e deve ser feita no link disponível dentro do edital, que fica na página da Cemig.

Fonte: Cemig 

Compartilhar:
Veja mais