
NAF da UFLA inaugura novas instalações relacionada ao COMEX
Estudantes, servidores e convidados externos participaram da programação, que incluiu fala de autoridades e palestra sobre comércio exterior.
Foto: UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) prestará mais um serviço à comunidade por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Nessa terça-feira (13/5), foi inaugurada a expansão do Núcleo, com a ampliação de seu espaço físico, o que vai possibilitar o início do terceiro eixo de atuação da equipe: apoio e orientações relacionadas ao comércio exterior (NAF Comex). A iniciativa busca beneficiar microempreendedores individuais e outros públicos interessados em ampliar mercados por meio da exportação.
O NAF é uma ação de extensão universitária. Foi inaugurado em 2023 como fruto de uma parceria entre a UFLA e a Receita Federal. Seu objetivo é proporcionar atendimento gratuito à comunidade sobre temas fiscais, contábeis e previdenciários, e ao mesmo tempo constitui espaço de formação para que estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. Atualmente o NAF envolve a participação de 30 estudantes, dos cursos de Administração, Administração Pública e Direito. A nova frente de atuação relacionada ao comércio exterior (NAF Comex), coordenada pela professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) Juciara Nunes de Alcântara, une-se agora ao NAF Fiscal, coordenado pelos professores do Departamento de Administração Pública (DAP) Érica Suelen do Nascimento e Janderson Martins Vaz, e ao NAF Previdenciário, coordenado pelo professor do Departamento de Direito (DIR) Rainer Bonfim.
“O NAF vem desempenhando um trabalho de excelência e agora assume mais este desafio do Comex, porque a Receita acreditou no potencial da nossa Instituição, e nossa Instituição acredita no potencial de cada professor, cada coordenador, e eles, por sua vez aceitaram a missão porque acreditam no potencial de cada um dos nossos estudantes que estão aqui. Abraçamos, todos, essa oportunidade de suporte à nossa população”, disse o reitor em exercício da UFLA, professor Jackson Antônio Barbosa, durante a cerimônia.
A programação incluiu o descerramento da placa que identifica as novas instalações do NAF Comex e NAF Fiscal, no Bloco I do DAE. O NAF Previdenciário permanece funcionando no prédio do Departamento da Administração Pública (DAP), na Avenida Sul. Participaram do ato, além do reitor em exercício da UFLA, o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, professor Carlos Eduardo Silva Volpato; o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), professor Francisval de Melo Carvalho, e os coordenadores do NAF. Pela Receita Federal, participaram o delegado-adjunto, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o chefe da agência da Receita Federal em Lavras, a analista tributária Sandra Cristina Avelar Rabelo e o chefe da agência da Receita Federal em Itajubá, o auditor-fiscal Sérgio Antônio da Silva.
A professora Juciara lembrou a todos que o NAF foi inaugurado há exatos dois anos, em 12 de maio de 2023. “Nesse tempo temos trabalhado para sermos agentes do desenvolvimento social, e esta expansão é mais um passo para o fortalecimento dos microempreendedores individuais”, disse. O diretor da FCSA também destacou o sucesso do trabalho que vem sendo realizado. “O NAF envolve os três departamentos da nossa unidade e é uma iniciativa que segue o DNA da UFLA, instituição que tem a marca de empreender ações de excelência”, comentou, agradecendo pelo trabalho dos coordenadores e pela parceria da Receita. Já o professor Volpato enfatizou o caráter extensionista do trabalho do NAF, e a importância dessa interação com a população.
Representando a Receita Federal, o delegado Henrique Viegas Cunha destacou a importância do lado humano dos atendimentos feitos no NAF e ressaltou que os microempreendedores individuais, público do NAF Fiscal, poderá também expandir suas oportunidades por meio do NAF Comex.
O encerramento do evento contou com uma palestra proferida pelo diretor da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), Marcelo Antônio Belisário. Ele falou sobre o trabalho dos despachantes aduaneiros, procedimentos de exportação, desafios e perspectivas do serviço aduaneiro, reforçando as vantagens da atividade exportadora para as empresas.
Fonte: UFLA