Música nas Montanhas chega ao Hospital Santa Lúcia

Além de uma grade de 25 concertos gratuitos e de contribuir para a formação de profissionais especializados em música erudita e instrumental vindos de toda parte do Brasil e exterior, o 19º Festival Música nas Montanhas (FMM), em Poços de Caldas, visa expandir a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivar a troca de experiências.

Assim, alunos e artistas convidados mostram sua arte em séries diferenciadas de concertos que, além de evidenciar o repertório erudito em teatros e salas para a música de câmara, buscam atingir o público que não pode estar nestes espaços – esta é a Série de Concertos Especiais, que apresenta uma proposta de descentralização e contrapartida social audaciosa. Nela, hospitais, zona rural, asilos, praças e lugares inusitados tornam-se palco de apresentações marcadas pela emoção do público, que, em circunstâncias especiais, não poderia ou não tem por hábito deslocar-se até as salas de concerto.

Em um espetáculo diferenciado e sempre marcado pela emoção do público, nesta quarta-feira (17), o Hospital Santa Lúcia recebe a programação do Festival, com um duo de cordas. Assim, pacientes, seus acompanhantes e a equipe da instituição, recebem um programa que mescla música instrumental à popular.

A visita repercute em relatos constantes de diminuição de analgésicos e melhora no quadro emocional dos pacientes. A apresentação acontece às 15h.  À noite, o espetáculo fica por conta dos Professores do Festival, com espetáculo às 20h30, no Teatro da Urca.

FMM e Contrapartida Social

A fragilidade emocional causada pela doença faz com que diversos pacientes internados em instituições de saúde sofram de depressão. Os que estão submetidos a tratamentos longos são os mais atingidos.

No entanto, o contato com eventos culturais, em especial ligados à música, traz sempre resultados extremamente positivos. É o que tem relatado a equipe de médica e de psicólogos do Hospital Santa Lúcia ao Festival. Segundo a responsável pela Série de Concertos Especiais, Andrea Turato, essa é uma das apresentações mais emocionais de toda a programação.

“Todos os concertos do Festival têm emocionado o público mas, sem dúvidas, a apresentação no hospital sempre nos guarda surpresas gratificantes. A nós, da organização do Festival, e ao público é o momento de constatar que, mais que causar bem-estar, a música eleva a alma e é capaz de nos transportar para uma atmosfera de conforto e esperança”, disse.

Caminhando pelos corredores do hospital e visitando os quartos dos pacientes, os músicos apresentam um repertório variado, com temas conhecidos na música popular brasileira e erudita. Para eles, o concerto reflete a função social do artista e oferece a oportunidade de levar a música a quem está impossibilitado de ir aos concertos.

Série de Concertos Acadêmicos

Objetivando oferecer espaço para que alunos apresentem o resultado de seus trabalhos ao longo das oficinas, a série de concertos acadêmicos ocorre às 18h, no Teatro da Urca, de terça a quinta, com alunos do Festival e, na sexta, com a Orquestra Acadêmica & Classe de Regência Orquestral do evento.

Concerto Noturno

Na noite desta quarta-feira (17), às 20h30, o Teatro da Urca recebe grandes nomes da cena erudita e instrumental, que integram esta edição do FMM, ministrando oficinas. Trata-se do aguardado concerto dos Professores do Festival, que apresenta um programa com obras de compositores como Robert Schumann e Ernani Aguiar.

Programação

A programação completa da 19ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.