• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

MPMG destina R$ 7,2 milhões provenientes da recuperação de ativos para construção de escola em Andradas

1ª etapa do projeto contempla a construção de um prédio com bloco administrativo, 12 salas de aula, cozinha, refeitório, sala de informática, laboratório de ciências, auditório, biblioteca e pátio descoberto.

Foto: MPMG

Em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o município de Andradas, no Sul de Minas, iniciou na sexta-feira, 24 de maio, a obra de construção da Escola Municipal Dr. Delvo Stivanin. O projeto conta com investimento estimado em R$ 7,2 milhões, custeado por meio de recursos financeiros provenientes da atuação do MPMG, do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e da Secretaria de Estado de Fazenda. 

Na primeira etapa do projeto, está prevista a construção de um prédio com bloco administrativo, 12 salas de aula, cozinha, refeitório, sala de informática, laboratório de ciências, auditório, biblioteca e pátio descoberto. A escola atenderá cerca de 600 alunos das regiões da Sóvis, Leandro Previato, Rio Negro, Horto, São Domingos, Jardim Vitória e imediações. A previsão de conclusão da obra é de 10 meses, segundo a administração municipal. 

O terreno em que a escola será erguida fica na avenida Prefeito Antônio Gonçalves. 

Posteriormente, também conforme a Prefeitura de Andradas, novas edificações serão construídas, formando um complexo educacional, que contará, ainda, com uma creche para 120 crianças, galpão para realização de oficinas artísticas, campo de futebol, quadra, entre outras estruturas.  

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da escola foi realizada na manhã de sexta-feira, no terreno onde ela funcionará. Estiveram presentes representantes da comunidade e da família do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Andradas, o cirurgião dentista Delvo Stivanin, que dá nome à escola, além de estudantes, membros do MPMG, do Judiciário, do Legislativo, do Executivo, da Polícia Militar, entre outras autoridades.  

Caminho para o futuro 

A prefeita de Andradas, Margot Navarro Graziani Pioli, agradeceu os esforços dos promotores de Justiça da comarca, Leandro Martinez de Castro e Victor Hugo Rena Pereira, para a realização do projeto e a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, no evento. “Sem essa parceria pautada no respeito, na ética e na confiança, nada disso seria possível. Este é um momento de muita alegria, porque sabemos o que representa uma escola na vida de uma cidade e das crianças. Temos certeza de que estamos construindo um caminho sólido para o futuro”, pontuou. 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), William Garcia Pinto Coelho, lembrou que o Cira, criado em 2007 pelo MPMG, é uma iniciativa pioneira no Brasil e que consiste na união de esforços de promotores de Justiça, juízes, auditores fiscais, advogados públicos e policiais do estado para entregar à sociedade um serviço de qualidade. “Eles buscam identificar fraudes praticadas por pessoas que se valem de empresas para gerar lesão aos cofres públicos. Em um desses grandes casos, no ano passado, conseguiram recuperar para a sociedade centenas de milhões de reais que deveriam ter entrado nos cofres públicos”, explicou. 

Na avaliação do promotor, mais importante do que recuperar os valores é empenhá-los em projetos que trazem benefícios diretos para a sociedade, como o da Escola Municipal Dr. Delvo Stivanin.  

O promotor de Justiça Leandro Martinez também destacou que a obra é fruto do trabalho de muitas pessoas e reforçou a relevância da nova escola para a cidade. “Foi um trabalho árduo, muito dedicado, da equipe do Caoet. É muito satisfatório que o retorno de combate à criminalidade venha com a criação de oportunidades para uma comunidade que precisa tanto, como a de Andradas”. 

Por sua vez, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, ressaltou que a obra proporcionará atividades de amplo desenvolvimento físico e intelectual para as crianças da cidade. Destacou, ainda, a importância do Caoet e dos promotores de Justiça da área no combate aos crimes fiscais e econômicos cometidos no estado. “É uma atuação que faz com que os impostos sonegados, tirados da população, retornem a ela, possibilitando o acesso à saúde, à educação, ao transporte, à segurança e a outros direitos”. 

Homenagens 

Ao final da cerimônia, os alunos do Projeto Alicerce homenagearam os membros do Ministério Público, do Poder Judiciário de Minas Gerais e da Secretaria de Estado da Fazenda que contribuíram para a liberação dos recursos financeiros direcionados à construção da escola. Também recebeu homenagem a representante da família de Delvo Stivanin, Ana Cecília Stivanin Buzato. 

Outras autoridades presentes na cerimônia foram: o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o presidente da Câmara Municipal de Andradas, vereador Luiz Benedito Raimundo; o procurador de Justiça Marco Antônio Borges; o chefe de Gabinete do procurador-geral de Justiça, promotor de Justiça Paulo de Tarso Moraes Filho; a juíza aposentada Milce Teresinha Mendonça Mansur; o juiz Edson Zambar Júnior; o superintendente regional da Fazenda em Varginha, Lúcio Teixeira Lopes; a superintendente regional de Ensino de Poços de Caldas, Noêmia Lourdes Furtado; a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Regina Aparecida de Lima; e o capitão da Polícia Militar Wagner dos Santos. 

Fonte: MPMG