• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das estratégias de saúde da família passam por capacitação, em Poços de Caldas

ESF, com o principal objetivo de capacitar profissionais para esse tipo de atendimentos nas unidades de saúde do município.

Foto: Divulgação Prefeitura de Poços de Caldas.

A secretaria de Saúde em parceria com PUC Minas – Poços de Caldas está realizando uma capacitação sobre amamentação direcionada aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Estratégias de Saúde da Família – ESF, com o principal objetivo de capacitar profissionais para esse tipo de atendimentos nas unidades de saúde do município.

A capacitação terá 30 horas de carga horária e está sendo ministrada pela enfermeira obstetra e Consultora Internacional de Amamentação, Dorise Simão.

A formação será dividida em quatro encontros e abordará temas como as vantagens da amamentação, os benefícios para a mãe, o manejo clínico, a amamentação em situações especiais e os métodos especiais de alimentação.

A enfermeira obstetra, Dorise Simão destacou os objetivos da capacitação. “É um privilégio ter sido convidada para poder reforçar a importância da assistência ao aleitamento materno dentro da Atenção Básica . Existe algo intuitivo na amamentação, mas muita das vezes as mulheres encontram dificuldades e a assistência adequada de um profissional capacitado é essencial para que a mãe continue amamentando seu filho. A intenção dessa capacitação é aprofundar questões como manejo, aconselhamento, atendimento inicial no pré natal e assistência ao aleitamento materno no início. ”

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi participou da abertura e reforçou a importância de uma Atenção Básica fortalecida. “É um privilégio participar da abertura dessa capacitação da Atenção Básica, ainda mais por se tratar de um assunto tão importante: o aleitamento materno. Ações como esta, mostram como a administração está fortalecendo a atenção básica, que é a base para que todo o resto funcione com excelência.”

Durante a capacitação, os profissionais puderam expor as demandas sobre a temática de cada unidade para que fosse abordada a particularidade de cada local.

Participaram da abertura da capacitação o secretário de Saúde Carlos Mosconi; a secretária adjunta de saúde Rosilene Faria; a diretora dos Programas de Saúde Elaine Cristina de Souza e as apoiadoras da Atenção Básica, Daiana Clélia de Morais, Heloísa de Moura Lessa Barroso, Elisa Rodrigues Montaldi, Tatiana C. Bastos Ferreira e Miriam Cioffi.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas.