Machado registra 296 focos do mosquito da dengue e reforça combate

Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, está agindo firme no combate à dengue!

Foto: Fábio Marchetto / SES-MG

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) identificou 296 focos do mosquito Aedes aegypti no município de Machado, acendendo o alerta para o risco de proliferação da dengue na cidade.

O perigo está mais próximo do que muitos imaginam: um simples pratinho de planta pode virar um criadouro e colocar toda a família em risco. Recipientes com água parada, como caixas d’água destampadas, garrafas viradas para cima e calhas obstruídas, são ambientes propícios para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Diante dessa ameaça, a Administração Municipal de Machado, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti. Entre as iniciativas adotadas estão:

  • Drone pulverizador de larvicida para eliminar focos inacessíveis
  • Ciclos do fumacê com a caminhonete aplicando inseticida
  • Agentes de endemias nas ruas, vistoriando casas e orientando moradores.

A SES-MG tem intensificado campanhas educativas para combater o Aedes aegypti. O Dia D contra a Dengue, realizado em fevereiro, mobilizou 805 municípios em ações de conscientização e eliminação de focos do mosquito, reforçando o engajamento da população no enfrentamento da doença.

A tecnologia também tem sido uma forte aliada no combate ao Aedes aegypti. O Governo de Minas investiu R$30 milhões no programa VigiDrones, para mapear e eliminar focos do mosquito em locais de difícil acesso, garantindo a aplicação mais precisa de larvicidas e otimizando o trabalho dos Agentes Comunitários de Endemias.

O Governo de Minas também tem investido na qualificação dos profissionais de saúde para garantir atendimento eficiente aos casos notificados. A Força Estadual do SUS-MG está percorrendo todo o estado, promovendo capacitações sobre o manejo clínico das arboviroses para fortalecer a rede de assistência e aprimorar a resposta às epidemias.

E você também DEVE fazer a sua parte!

  • Elimine água parada em vasos, pneus e garrafas.
  • Tampe reservatórios e caixas d’água.
  • Aplique larvicidas nos focos de água parada.

Fonte: Prefeitura de Machado, com informações da SES-MG

Compartilhar:
Veja mais