• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Levantamento da EPR Sul de Minas mostra que 46% dos veículos leves estão se beneficiando com o DUF

Mais de 50% dos automóveis podem usufruir do desconto de usuário frequente, mas ainda não fizeram a adesão

Foto: EPR Sul de Minas

O levantamento realizado pela EPR Sul de Minas, empresa que administra oito rodovias no Sul do estado, destacou que 46% das passagens de veículos leves, pelas praças de pedágio da concessionária, ocorrem pelas vias automáticas com o uso de TAG e, consequentemente, esses condutores estão se beneficiando com o desconto de usuário frequente. Isso significa que ainda há oportunidade para redução no valor da tarifa para 54% do tráfego de carros de eixo simples.

O DUF (Desconto de Usuário Frequente) é uma metodologia inovadora para os usuários frequentes da concessão EPR no Sul de Minas. Com o intuito de beneficiar os motoristas que utilizam rotineiramente a via, a empresa aplica uma modalidade de descontos que oferece redução progressiva no valor da tarifa a cada passagem pelo pedágio, dentro do mesmo mês calendário.

A região com maior aderência ao desconto é Santa Rita do Sapucaí, onde cerca de 49% das travessias ocorrem pela pista AVI por meio da etiqueta eletrônica/ TAG – fundamental para viabilizar o desconto. No local, a redução da tarifa pode chegar a 83%, ou seja, o valor cai para R$1,56 na trigésima passagem. Já as praças de Poços de Caldas na CMG – 146 e de Gonçalves na MG – 173 são os dois locais com menor adesão ao DUF. Em ambas, apenas cerca de 43% dos usuários optaram pela via automática.

Segundo a diretora executiva da EPR Sul de Minas, Érica Kawatake, esse programa é uma das novidades dos novos contratos de concessão. “Estamos frequentemente buscando formas de incentivar os usuários a garantirem o desconto. Os motoristas que aderiram ao uso da TAG têm benefícios vantajosos a cada passagem pela praça de pedágio, não precisa fazer pausas, e quanto mais você roda menos você paga, além de contar com todo o auxílio necessário em eventuais emergências, estradas mais seguras e um pacote de obras a serem executadas”.

O DUF funciona em todas as praças existentes a partir da instalação da etiqueta de cobrança eletrônica TAG nos automóveis. A aplicação dos descontos ocorre a partir da segunda passagem pelo pedágio, no mesmo sentido da rodovia e dentro do mesmo mês calendário. A redução é aplicada automaticamente na fatura enviada pela operadora do TAG instalado no veículo.

O desconto progressivo do DUF aumenta a cada passagem, até alcançar o teto máximo. Conforme o usuário utiliza a via, a tarifa reduz e ao chegar na trigésima passagem no mês, o valor mínimo fica congelado e passa a ser cobrado nas demais travessias pela mesma praça. Ao final de cada mês o ciclo de descontos de encerra e no período subsequente, uma nova rodada de descontos se inicia. Para saber mais, o usuário pode simular o valor de cada passagem com o DUF na calculadora disponibilizada no site da EPR Sul de Minas.

Como obter uma TAG

Para facilitar o pagamento da tarifa, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG) previamente instalada no para-brisa. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Greenpass, assim como bancos, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos ou em pontos de venda.

“Sugerimos aos nossos usuários que busquem junto ao seu gerente bancário informações a respeito do fornecimento da tag pela instituição financeira que seja mais adequada a cada um, podendo usufruir do Desconto de Usuário Frequente (DUF)”, indica Érica.

Fonte: EPR Sul de Minas