
Lavras será representada na 5ª Conferência de Meio Ambiente em Brasília
Evento visa discutir e revisar a Política Nacional sobre Mudança do Clima, reforçando o compromisso de Lavras com a sustentabilidade.
Foto: Prefeitura de Lavras
Lavras terá representação na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá de 6 a 9 de maio de 2025, em Brasília, com foco na emergência climática e transformação ecológica. A participação foi garantida após a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada remotamente este mês, onde delegados lavrenses contribuíram para a definição de 20 propostas.
Graziela Botelho de Lima, servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi uma das eleitas para representar Minas Gerais na etapa nacional. O evento visa discutir e revisar a Política Nacional sobre Mudança do Clima, reforçando o compromisso de Lavras com a sustentabilidade.
As conferências municipais mostram que, quando nos unimos, somos capazes de criar soluções inovadoras para os desafios ambientais. Cada debate, cada ação, é um passo firme em direção a um mundo mais sustentável.
5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente
Esta 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade de o país discutir a emergência climática e ouvir a população sobre alternativas disponíveis, quando novas políticas estão sendo definidas no Brasil, alinhadas com objetivos globais. Ainda neste ano, o País terá um novo Plano Clima, com estratégias nacionais de mitigação e adaptação e mais de duas dezenas de planos setoriais, como mostra a figura abaixo.
O desmatamento é a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Para mudar essa realidade, precisamos agir agora: investir em desmatamento zero, restaurar florestas e ampliar áreas protegidas. Cada árvore conta nessa luta pela preservação do planeta!
Mais de 70% da superfície da Terra é água. Os oceanos são responsáveis por grande parte do equilíbrio ambiental de nosso planeta. Além disso, os oceanos desempenham um papel crucial na regulação do clima, absorvendo calor e carbono, ajudando a manter a estabilidade do ecossistema global.
Diante da emergência climática, o Ministério de Meio Ambiente do Brasil está mobilizado para promover soluções concretas de mitigação, adaptação, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental.
Fonte: Prefeitura de Lavras, com informações de Gov.br