Governo de Minas realiza evento virtual sobre as exportações do agronegócio
Hub Day é direcionado às agritechs, startups e empresas do agronegócio que atuam ou têm interesse no segmento das exportações agropecuárias.
Foto: CSul.
Apresentar às startups e empresas agroindustriais as oportunidades de negócios, mercados, tecnologias, ideias e inovações no segmento de exportações do agronegócio mineiro. Com esse o objetivo o Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), realiza o Hub Day Exportação do Agronegócio, nesta quinta-feira (1/12), a partir das 10h.
Realizado no formato virtual, com transmissão pelo Youtube da Secretaria de Agricultura, o evento é direcionado às agritechs, startups e empresas do agronegócio que atuam ou têm interesse no segmento das exportações agropecuárias, além de estudantes e profissionais atuantes no setor. Quem fizer a inscrição por meio deste link receberá um certificado de participação.
O evento faz parte do Hub MG Agro do Governo de Minas, que fomenta o ecossistema de inovação do estado. Além da oportunidade para apresentação de soluções a desafios encontrados pelo segmento exportador, no encontro on-line, também serão apresentados cases de sucesso de agregação de valor e diminuição dos entraves à exportação de produtos do agronegócio.
Na avaliação do secretário de Agricultura, Thales Fernandes, a tecnologia e a inovação vêm se transformando em grandes aliadas do produtor rural, das agroindústrias e das empresas conectadas ao agronegócio. “Técnicas agropecuárias cada vez mais eficientes e sustentáveis, maquinário moderno, tecnologia da informação e soluções tecnológicas se juntam para deixar o setor agropecuário cada vez mais produtivo e competitivo. Nossa expectativa é de que este evento proporcione e fortaleça novas ideias e soluções para que os produtos do agro mineiro alcancem cada vez mais novos mercados, gerando renda, emprego e receita para Minas Gerais”.
“O Hub Day é uma oportunidade para o vasto número de players do agronegócio de Minas Gerais, no que tange à promoção da diversificação da pauta exportadora e de parceiros comerciais com agregação de valor. Estimula o ecossistema de inovação para exportações, o empreendedorismo, a competitividade, além, é claro, de propiciar a geração de novos negócios. É uma importante parceria da Secretaria de Agricultura com a Secretaria de Desenvolvimento, que busca ampliar, ainda mais, a geração de emprego e renda para Minas Gerais”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
O diretor técnico e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Christiano Nascif, parabenizou e reafirmou o apoio da instituição à iniciativa do Governo de Minas. “O Sistema Faemg entende que participar do mercado internacional é um compromisso e está no DNA do Brasil, que é alimentar o mundo. A segurança alimentar do mundo passa pelo Brasil”, disse.
Exportações
O agronegócio é estratégico na pauta exportadora de Minas Gerais. O café, por exemplo, é o carro-chefe das exportações do agro e perde apenas para o minério de ferro.
No período de janeiro a outubro deste ano, a receita com os embarques de produtos agropecuários alcançou US$ 12,9 bilhões, com crescimento de 49,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor é o maior já registrado desde 1997, quando se iniciou a série histórica.
O volume embarcado, no acumulado até outubro, foi de 11,8 milhões de toneladas, com aumento 9,1% em relação ao ano anterior. Os produtos mineiros foram enviados para 172 países, liderados pela China, pelos Estados Unidos e pela Alemanha.
Fonte: Agência Minas.