• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Filme de aluno do CEFET-MG é apresentado em festivais de cinema

“Vovó”, do estudante de Letras Franco Dafon, será exibido nesta terça-feira (25), no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.

Foto: Divulgação CEFET-MG.

Um estudante do curso de Letras – Tecnologias da Edição representa o CEFET-MG em dois festivais de cinema universitário. “Vovó”, de Franco Dafon, será exibido no 9º Festival Interamericano de Cinema Universitário (Lumiar) e na 9ª Mostra Audiovisual Universitária da Unochapecó (MAU).

Franco trabalha com cinema desde 2019 e, ainda que o projeto atual não tenha ligação direta com seu curso no CEFET-MG, vê o crescimento que teve graças à Instituição. “É muito evidente que o repertório teórico aplicado pelos docentes em sala de aula contribuiu e muito para os novos tratamentos que foram surgindo do roteiro”, afirma. “Vovó” é sua primeira edição solo, mas ele já ocupou as funções de ator, assistente de direção, assistente de produção, diretor de produção e produtor executivo. Junto com duas amigas, formou a Companhia de Cinema LiberArte, onde dirigiu o documentário “Ela, Dora!”, em parceria com a cineasta Renata Victoriano.

“Vovó” conta a história de Magdalena, Walcyr, Maria Alice e Natanael, que relatam sobre o último final de semana que passaram com Dona Albertina, a vovó, em 2010. Este reencontro é tomado de uma atmosfera criada pela senhora, a qual é citada a todo momento por cada um deles, ora como lembranças, ora como remorso. O filme estreou na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes e, recentemente, foi exibido na 45ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais antigos do Brasil.

“Ter um filme em um festival, sobretudo no início da carreira, provoca uma sensação de se estar cumprindo o primordial dever, para mim, do cinema: o da difusão e democratização”, conta Franco. “Um filme em um festival possibilita que diversas pessoas fora da sua bolha social e geográfica assistam e conheçam um pouco da sua forma de pensar e de ver o mundo, a qual é escrita pela câmera”.

Cine Belas Artes

Nesta terça-feira (25), o filme será exibido gratuitamente no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, como parte do Festival Lumiar. A sessão começa às 21h, com retirada de ingressos 40 minutos antes.

Fonte: CEFET-MG.