• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Evento no Sul de Minas para produtores e artesãos movimenta o turismo no feriado de Corpus Christi

Após o sucesso de 2023, o Mercado Modo de Fazer está de volta e desembarca na praça central de Córrego do Bom Jesus. Mais de 60 expositores participam com produtos artesanais exclusivos e premiados

Foto: Clodoaldo Costa

Uma experiência rica, cultural e sensorial que reúne os aromas, os sabores e a diversidade de produtos artesanais da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Esta é a essência do evento Mercado Modo de Fazer, que depois do imenso sucesso de público e vendas em 2023, realiza sua segunda edição na cidade Córrego do Bom Jesus (MG), nos dias 31 de maio e 1 de junho, durante o feriado de Corpus Christi.

Desta vez, o ponto de encontro será em meio à Praça central Miguel Chiaradia, em harmonia com a história e a vida pulsante da pequena cidade turística do extremo sul de Minas, conhecida por suas belezas naturais e a rica gastronomia. A visitação será das 13h às 19h e a entrada é gratuita.

Para completar o evento, uma programação de atrações musicais também está sendo preparada para acolher a comunidade e os turistas da região. A expectativa é superar o público da primeira edição que chegou a 4 mil pessoas, número maior que o total de habitantes do município.

São mais de 60 pequenos produtores e produtoras, artesãos e artesãs de 18 municípios de Minas Gerais e São Paulo que terão oportunidade de apresentar aos visitantes uma variedade de iguarias típicas da Serra da Mantiqueira. Será um passeio para encontrar produtos que nem sempre são encontrados em outros locais, como degustar o Licor de Figo da Polesano Agrícola, premiado na edição 2024 do London Spirits Competition, sentir o aroma de cafés especiais, encontrar novas safras de azeites extraídos de diversas variedades de azeitonas, apreciar doces típicos mineiros, cachaças, deliciosos queijos de vaca, cabra e búfala, além de peças de decoração, acessórios, cosméticos artesanais 100% natural e artesanatos que acompanham as famílias em várias gerações.

Há expositores vindo de Bom Repouso, Borda da Mata, Camanducaia, Cambuí, Consolação, Cristina, Córrego do Bom Jesus, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Extrema, Gonçalves, Monte Verde, Paraisópolis, Pouso Alegre, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier, São Gonçalo do Sapucaí, Sapucaí-Mirim.

O Mercado Modo de Fazer foi lançado em 2022, em Gonçalves (MG), e foi em Córrego do Bom Jesus que o evento recebeu a primeira edição itinerante em 2023, entrando para o calendário da cidade em 2024. “O objetivo do Mercado é valorizar e dar visibilidade ao trabalho desses produtores, evidenciando a singularidade do modo de fazer, mostrando a origem desses produtos, qualidade artesanal, bem como suas histórias e toda a riqueza que a Mantiqueira oferece para uma troca de experiência entre a comunidade, os produtores e os turistas”, destaca uma das idealizadoras do evento, Solange Rocco, da Rural Produtora. Junto com sua sócia, Vera Pena, também produtora cultural, conta com a experiência de desenvolvimento de diferentes projetos de impacto em Gonçalves (MG), como o Giro na Cidade, Festival de Altitude e o 8º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça.

Apoiando desde a primeira edição, a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da prefeitura de Córrego do Bom Jesus acredita que o Mercado é importante para a cidade, pois valoriza a cultura e tradições. “O evento promove o turismo e melhora a qualidade de vida dos artesãos e produtores locais. É um espaço de lazer e encontro, onde a simplicidade e os modos de fazer da nossa região são celebrados, atraindo visitantes e fortalecendo nossa comunidade. Trata-se de um exemplo prático de como o turismo, realizado de maneira sustentável e responsável, pode agregar valor às pessoas”, destaca o Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Rogério Rosa.

Além da prefeitura, o Mercado Modo de Fazer tem o apoio do SEBRAE, Circuito Turístico Serras Verdes e do SICREDI.

Evento promove o fortalecimento da cadeia produtiva artesanal

O Mercado Modo de Fazer vai muito além da organização do evento. As idealizadoras fazem um trabalho de capacitação gratuita dos produtores e comerciantes em parceria com SEBRAE, oferecendo uma experiência coletiva de formação que fortalece a cadeia produtiva artesanal.

Também realizaram nesta edição uma oficina gratuita de crochê para alunos das escolas estaduais e para a comunidade. O artista plástico Thiago Rezende, que aprendeu os primeiros pontos de crochê por meio de vídeos no YouTube, é autor do projeto Homem na Agulha @homemnaagulha, e ajuda a popularizar a técnica e atrair homens e mulheres de todas as idades.

“Muitos expositores da edição passada se capacitaram e iniciaram a venda de seus produtos no Mercado Modo de Fazer e, desde então, estão mantendo seus pequenos negócios, o que é muito gratificante para nós”, completa a idealizadora Vera Pena.

Sobre o Mercado Modo de Fazer

O Mercado Modo de Fazer está alinhado às diretrizes do Governo do Estado de Minas Gerais, que desde 2021 executa o “Plano Cozinha Mineira”, que integra o Programa Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira (PEGM) e propõe a implantação de políticas públicas e privadas voltadas à gastronomia do estado.

Fonte: Boas Histórias Comunicação