• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

ESA comemora aniversário de 128 anos

Cerimônia contou com a presença do General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo aluno e eterno comandante da ESA.

Foto: Divulgação ESA

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou no dia 27 de maio deste ano, a formatura comemorativa dos 128 anos de sua implantação. Durante a cerimônia, foram entregues os Diplomas de Amigo da ESA, um reconhecimento da Escola de Sargentos das Armas a todos aqueles que colaboram com a formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

O General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, Comandante da ESA, fez a leitura do histórico da Escola e destacou a importância do Sul de Minas Gerais na história da formação do Sargento, uma vez que são mais de setenta anos em terras tricordianas.

O General Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Diretor de Educação Técnica Militar, ressaltou a importância da ESA para o Exército Brasileiro, destacando os valores que nos são caros e que ligam a formação atual à gênese da Escola de Sargentos das Armas, a Escola de Sargentos da Fortaleza de São João.

A Cerimônia contou com a presença do General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo aluno e eterno Comandante da ESA. A cerimônia foi presidida pelo General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Diretor de Educação Técnica Militar, acompanhado do General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, Comandante da ESA. Dentre os presentes estiverem dezenas de militares e autoridades de diversas cidades da região, dentre eles,o vice prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci.

Histórico 

O Curso de Formação de Sargentos originou-se na Escola de Sargentos (ES), implantada por meio da Ordem do Dia nº 552, de 28 de maio de 1894, e funcionou na Fortaleza de São João, no Bairro da Urca, Rio de Janeiro. A transferência da ESA para Três Corações foi concluída, em maio de 1950, sob o comando do Tenente-Coronel Miguel Lage Sayão, fruto da iniciativa de afastar a formação do centro político do Rio de Janeiro.

Fonte: ESA Três Corações