Equipes realizam pesquisas para Plano de Mobilidade Urbana, em Pouso Alegre
O trabalho está sendo realizado pela empresa Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados.
Redação: Luana Mendes
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes, está realizando em pontos diferentes da cidade pesquisas que vão compor o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Pouso Alegre. As equipes estão levantando dados nas ruas com o objetivo de mapear dados que vão direcionar melhorias na cidade. O Plano de Mobilidade Urbana de Pouso Alegre estabelecerá diretrizes, projetos e ações para o sistema de mobilidade da cidade.
Contemplará os diversos aspectos envolvidos, especialmente: o transporte coletivo, o deslocamento a pé e por bicicletas, as cargas urbanas, os estacionamentos públicos e privados, a circulação na área central e nas principais vias, o sistema viário e a segurança no trânsito.
O trabalho está sendo realizado pela empresa Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados, especialista em mobilidade urbana e transporte público coletivo. É importante ressaltar que nenhum pesquisador solicita documentos pessoais ou até mesmo nome completo.
As abordagens e o processo de coleta das respostas são ágeis e os pesquisadores estão com coletes verdes com escrito “pesquisador” e crachás de identificação. O questionário conta com perguntas relacionadas aos trajetos da população no dia a dia, como os horários de chegada e saída, o meio de transporte utilizado, se algum morador da residência já foi vítima de acidentes no trânsito, opinião sobre estacionamentos, vias de interseções, embarque e desembarque, entre outras situações. O plano vai contemplar opinião de pedestres e todos os tipos de veículos, incluindo transporte coletivo, carga urbana e ciclistas.
As pesquisas do PlanMob seguem até o mês de setembro e é fundamental a participação de toda a comunidade. Posteriormente, serão realizadas audiências públicas para debater os dados e sugestões que irão compor o projeto. As datas das audiências serão divulgadas em breve.
Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre