Equipes do Centro Pop, em Poços, e casas de passagem recebem orientações sobre tuberculose
As equipes receberam orientações sobre o procedimento no isolamento de pacientes, contágio, medicação e sobre o processo do tratamento.
Foto: Prefeitura de Poços de Caldas
Na última sexta-feira (21), a enfermeira referência técnica do Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Filomena Lazzari Gomes, esteve no Centro Pop e nas casas de passagens que atendem a população em situação de rua para orientar sobre a tuberculose.
Na ocasião, as equipes receberam orientações sobre o procedimento no isolamento de pacientes, contágio, medicação e sobre o processo do tratamento. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
A enfermeira referência também orientou as equipes de Abordagem Social, que realizam o atendimento inicial às pessoas em situação de rua, sobre os cuidados relacionados ao contágio.
Um dos sintomas da tuberculose pulmonar é a tosse com ou sem expectoração por três semanas ou mais. Outros sintomas que podem ocorrer são perda de peso, sudorese noturna e febre. Os pacientes com sintomas manifestos precisam de tratamento, que geralmente envolve um processo de seis meses, daí a importância do monitoramento.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas