Equipes de vigilância sanitária alinham conhecimento em Passos

A primeira reunião do ano teve a participação de novos coordenadores e fiscais sanitários das gestões municipais iniciadas neste ano

Foto: Enio Modesto / SES-MG

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS) e Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), realizou a primeira reunião do ano com coordenadores e fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) dos municípios da região. O encontro teve o objetivo de alinhar conhecimentos básicos de vigilância sanitária, devido a alterações na composição das equipes municipais. Outra temática do evento foi o Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal (VISA-CIS), que introduz uma nova política de assessoramento aos municípios, com apoio dos consórcios públicos de saúde.

A reunião aconteceu no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) durante todo o dia de quinta-feira (20/3). A superintendente da Regional de Passos, Kátia Rita Gonçalves, lembrou da importância da Vigilância Sanitária como uma das áreas técnicas para a gestão integrada e alinhada da Vigilância em Saúde. “Assim como a Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Vigilância em Saúde Ambiental, a Vigilância Sanitária faz parte do escopo de atuação da Vigilância em Saúde e de forma transversal perpassa em todos os níveis de atenção à saúde”, disse.

Ainda segundo Kátia Gonçalves, os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da SRS Passos são destaques nos mais diferentes espaços em nível regional e estadual. “No mês de março, foi a vez de mostrar as ações que serão desenvolvidas através do programa VISA-CIS, oportunidade para compartilhar conhecimentos, em especial através de ações educativas e parcerias estratégicas”, disse a superintendente. “O programa busca engajar gestores e consórcios intermunicipais de saúde (CIS) possibilitando o alinhamento das melhores práticas sanitárias, ampliando a visão sobre as novas tendências e inovações na área da Vigilância em Saúde”, concluiu.

Os coordenadores Camila Ribeiro Correia Amano (CVS) e João Geraldo Formágio de Lima (NUVISA) abriram o evento com a apresentação das equipes da SRS Passos responsáveis pelos trabalhos técnicos da CVS e NUVISA e dos representantes da VISA dos municípios e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Piumhi (CINSC).

“Esperamos que os mais de 50 participantes tenham tido a oportunidade de se atualizarem dentro das novas políticas, bem como os novos integrantes desse grande time de VISA se sintam acolhidos e apoiados para ação em seu território”, disse Camila Ribeiro. A reunião teve a presença de 58 pessoas, entre técnicos da SRS Passos e dos municípios da área de abrangência.

Segundo João Geraldo Formágio, essa foi a primeira das várias reuniões que o NUVISA está planejando para este ano, para capacitar as referências técnicas municipais para a busca da eficiência, eficácia e qualidade. “A gente tem que oferecer para a população tudo aquilo que nós mesmos queremos ter com qualidade”, observou.

Além do VISA-CIS, ao longo do dia de reunião, as equipes da SRS Passos e dos municípios trabalharam com temas e a legislação referentes à conduta do fiscal, licenciamento sanitário, classificação de risco de estabelecimentos, pactuações vigentes em Minas Gerais, capacitações e treinamentos, programas de monitoramento da qualidade de produtos, dentre outros.

Fonte: SES-MG

Compartilhar:
Veja mais