Dia de Campo na UFLA fortalece a fruticultura regional

Dia de Campo reuniu estudantes, produtores, extensionistas, pesquisadores e profissionais do setor, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da fruticultura regional.

Fotos: Wellinton Dias

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, no dia 15 de maio de 2025, o VIII Dia de Campo de Fruticultura, iniciativa voltada à disseminação de conhecimentos técnicos, à troca de experiências e ao fortalecimento da fruticultura no estado. O evento integrou o Circuito Frutifica Minas, projeto coordenado pela Emater–MG e promovido em parceria com a UFLA e o Núcleo de Estudos em Fruticultura (NEFRUT/UFLA), com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Realizado no Setor de Fruticultura da UFLA, o Dia de Campo reuniu estudantes, produtores, extensionistas, pesquisadores e profissionais do setor, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da fruticultura regional. A programação foi organizada em cinco estações temáticas práticas, abordando temas de grande relevância para o campo.

O professor, Pedro Maranha Peche (ESal/UFLA) ressalta que o evento abrange as diferentes áreas de ensino, pesquisa e extensão em fruticultura e serve para colocar a ciência em prática, por meio da participação de produtores rurais da região. 

As estações foram conduzidas por especialistas da UFLA e da Emater–MG:

  • Certificação de propriedades rurais: com foco nas exigências e oportunidades do processo, ministrada por Deny Sanábio, coordenador geral de Fruticultura da Emater–MG.
  • Avaliação de variedades de maracujazeiro nas condições de Lavras: conduzida pela professora Ana Claudia Costa Baratti (DAG/ESAL/UFLA) e por Samuel Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFLA.
  • Avaliação de variedades de pitaia adaptadas à região: ministrada pela professora Leila Aparecida Salles Pio (DAG/ESAL/UFLA).
  • Técnicas de poda e rebaixamento do abacateiro para renovação produtiva: conduzida pelo professor Pedro Maranha Peche (DAG/ESAL/UFLA).
  • Ferramentas utilizadas na poda de frutíferas: com demonstrações práticas e orientações técnicas apresentadas pelo professor Rafael Pio (DAG/ESAL/UFLA).

Ao integrar o Circuito Frutifica Minas, o evento na UFLA reforça o compromisso da Universidade com a extensão universitária e com as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento agrícola do Estado. O projeto Frutifica Minas tem foco na promoção da fruticultura em diferentes regiões por meio de capacitações e eventos técnicos itinerantes.

A realização conjunta do Dia de Campo exemplifica o papel da UFLA como parceira estratégica na construção de soluções técnicas e na formação de profissionais comprometidos com a inovação no campo.

Fonte: UFLA

Compartilhar:
Veja mais