Defesa Civil de Guaxupé participa de curso de combate a incêndios em florestais

Treinamento incluiu conteúdos teóricos e práticos voltados à atuação inicial em ocorrências de incêndios em vegetação, com foco na resposta rápida das Defesas Civis

Foto: Prefeitura de Guaxupé

Foi realizado nesta quinta-feira, dia 08, nas dependências do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaxupé, um curso intensivo de prevenção e combate a incêndios florestais, com a participação de 19 agentes das Defesas Civis de sete municípios da região, sendo Monte Belo, Nova Resende, Muzambinho, Juruaia, São Pedro da União, Guaxupé e Guaranésia.

Com duração de 8 horas, o treinamento incluiu conteúdos teóricos e práticos voltados à atuação inicial em ocorrências de incêndios em vegetação, com foco na resposta rápida das Defesas Civis locais, antes da chegada do Corpo de Bombeiros. A iniciativa reforça a importância da atuação conjunta e prepara os municípios para o período de estiagem, que é de final de abril até início de outubro, em Minas Gerais, que tradicionalmente apresenta maior risco de queimadas.

Durante o encerramento, o comandante do 2º Pelotão Josué Pereira de Oliveira, 1⁰ Tenente dos Bombeiros em Guaxupé, entregou a cada município um kit de conscientização, com materiais informativos para reforçar a cultura preventiva junto à população. O curso é mais um passo importante na formação e capacitação dos agentes municipais, além de fortalecer a cooperação entre as Defesas Civis da região.

 A ação representa um esforço contínuo em proteger o meio ambiente e as comunidades locais, reforçando o compromisso com a prevenção de desastres e a segurança coletiva. No momento em que se inicia o período de estiagem, a qualificação da Defesa Civil de Guaxupé se torna essencial para garantir respostas rápidas e eficazes, minimizando os danos ao meio ambiente e à população. A iniciativa também fortalece a cultura de prevenção e o trabalho em rede entre os órgãos de proteção, afirma a Coordenadora De Defesa Civil Letícia Passos

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, a realização do curso representa um avanço significativo na preparação das equipes que atuam diretamente nas situações de emergência. “Investir em capacitação é investir em prevenção. Com esse treinamento, fortalecemos o papel da Defesa Civil na linha de frente dos atendimentos e reforçamos o compromisso regional com a proteção ambiental, especialmente agora, com a chegada do período de seca”, destacou Gustavo Calil.

Fonte: Prefeitura de Guaxupé

Compartilhar:
Veja mais