• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Creas e círculo de arte desenvolvem ações de enfrentamento ao abuso sexual infantil, em Lavras

Associação tem parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e desenvolve as esquetes sociais com o objetivo de levar, através da arte, sensibilização para temáticas de violação de direitos.

Foto: CSul.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Associação Círculo de Arte estão promovendo a esquete social “Corpinho Violado”, em escolas e instituições do município, com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e educadores sobre a importância da denúncia e enfrentamento do abuso sexual contra crianças e adolescentes, bem como apresentar a rede de proteção existente no município.

A Associação Círculo de Arte é uma instituição cultural sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a cultura brasileira, a defesa e a conservação do patrimônio cultural, artístico, étnico e social, junto à comunidade. A associação tem parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e desenvolve as esquetes sociais com o objetivo de levar, através da arte, sensibilização para temáticas de violação de direitos.

A primeira apresentação da esquete social “Corpinho Violado” foi realizada na última terça-feira (25), na Escola Municipal Haroldo Affonso Junqueira. O elenco é formado pelos atores Elisângela Virga, Fabio Freitas, Viviane de Figueiredo, Rose Torraca e pelo músico e ator Daniel Ribeiro.

A gerente do CREAS, Cíntia Bernardes, informa que a esquete é seguida pela intervenção da equipe técnica do CREAS, que fala sobre o que é considerado abuso e exploração sexual infantil, formas de violência, prevenção e denúncias.

O Núcleo da Criança e do Adolescente do CREAS oferece atendimento e acompanhamento das crianças e adolescentes e seus familiares que vivenciam ou vivenciaram situações de violação de diretos, dentre elas o abuso sexual. O trabalho inclui também a articulação em rede e o desenvolvimento de campanhas para o enfrentamento das violações de direito.

Programação:

Local: Escola Municipal Raphael dos Santos Netto
Dia: 01/11/22
Horário: às 10h e às 13h30min.

Local: Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente – CAIC – Educação para Jovens e Adultos – EJA
Dia: 11/11/22
Horário: 19h20min

Local: Galpão das Artes
Dia: 29/11/22
Horário: 14h.

Fonte: Prefeitura de Lavras.